Qual é o primeiro exame da auto escola?

Perguntado por: zoliveira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

O candidato a ter uma carteira de motorista deve submeter-se a dois exames iniciais: o exame psicológico e o exame de aptidão física e mental. Ambos serão realizados em clínicas e/ou com profissionais credenciados e indicados pelo Detran.

Para conquistar o direito de dirigir, o candidato a primeira habilitação precisa passar por uma série de procedimentos: avaliação psicológica, exame de aptidão física e mental, exames teórico e prático de direção.

Como obter a primeira habilitação

  • Inscrição para tirar a CNH. ...
  • Exames psicológicos (psicotécnico) e de aptidão física e mental (médico) ...
  • Curso Teórico Técnico. ...
  • Prova de Legislação é uma das etapas necessárias para tirar a CNH. ...
  • Curso de prática veicular. ...
  • Exame de Direção Veicular.

Com isso, o prazo para fazer o exame e tirar a carteira de habilitação aumentou para até cinco meses.

O que cai no exame psicotécnico?

  • Raciocínio lógico.
  • Processamento de informação.
  • Tomada de decisões.
  • Concentração.
  • Memória.
  • Comportamento.

O exame psicológico (psicotécnico) deverá ser realizado. O Curso Teórico Técnico (Curso de Legislação) é obrigatório e o candidato deverá cursar no mínimo 45 horas/aula sobre a legislação de trânsito.

O Curso tem a carga horária total de 45 horas/aula (cada uma correspondente a 50 min), abrangendo as seguintes disciplinas: 1. Legislação de Trânsito: 18 (dezoito) horas/aula; 2.

Cada aula tem a duração de 50 minutos, e o candidato tem a opção de fazer até três aulas no mesmo dia. No entanto, isso é muito desgastante, tanto para o aluno quanto para o instrutor da autoescola. Por isso, o recomendado é que se faça no máximo duas aulas por dia para tirar a carteira de motorista.

Quantas aulas práticas posso fazer por dia? A legislação permite realizar no máximo 3 aulas práticas por dia.

Vamos responder essa pergunta de forma simples e direta: não é conseguir finalizar o processo de primeira habilitação em 1 mês, pois ele é complexo e passa por diversas etapas. São elas: Matrícula e exames.

Desse modo, podemos concluir que o candidato pode, sim, realizar TODAS as aulas de direção no período noturno e nenhuma durante o dia, independentemente da categoria pretendida.

O processo para tirar a CNH é dividido em 3 etapas:

  • Exame médico e psicotécnico (saiba mais)
  • Curso teórico e prova teórica (saiba mais)
  • Curso prático de direção e exame prático de direção (saiba mais)

Na prova, as 30 perguntas são distribuídas de forma proporcional ao número de aulas de cada assunto. São 12 questões de legislação (incluindo infrações e sinalização), dez de direção defensiva, três de primeiros socorros, três de cidadania e meio ambiente e duas de mecânica básica.

Reteste do exame prático de habilitação
É importante ressaltar que não há limite de vezes para que o candidato tente a aprovação no exame. Antes da pandemia da Covid-19, esse número também era ilimitado, mas desde que os novos exames ocorressem dentro do prazo de doze meses.

Executar serviços sem a prévia elaboração de orçamento e autorização expressa do consumidor (aluno) é prática abusiva. A auto escola terá que pagar o DUDA, de acordo com o artigo 51, inciso VI.

Quantas vezes pode reprovar na prova prática do Detran
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não existe um limite de retestes para os candidatos à CNH. A única norma estabelecida é que o aluno deve respeitar o prazo de 12 meses do CFC para realizar todas as etapas do processo de habilitação.

O órgão responsável explica que, em casos de reprovação, seja no exame teórico ou prático, o aluno deverá pagar novamente a taxa de R$ 43,96, para realizar o teste novamente. Além disso, para as autoescolas devem prever em contrato a taxa que deverá ser paga em casos de reprovação.

Categoria A e B – visão central igual ou maior que 50% e visão periférica de 60º nos dois olhos. Ou visão central de 66% e visão periférica de 120º no melhor olho. Categoria C, D e E – visão central igual ou melhor que 66% e visão periférica de 120º em ambos os olhos.