Qual é o principal benefício de usar soluções de público-alvo de pesquisa?

Perguntado por: sfrutuoso9 . Última atualização: 23 de maio de 2023
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As soluções de público-alvo podem impulsionar o desempenho das suas campanhas porque ajudam você a se concentrar nas pessoas mais relevantes para ajudar a ampliar os negócios.

Público-alvo é um grupo de consumidores com características em comum que a empresa identifica no mercado e para quem direciona suas estratégias e campanhas.

Geralmente, um público-alvo é definido através de pesquisas e estudos. Informações como idade, gênero, classe social e preferências são coletadas, formando, assim, as características do perfil.

Através da segmentação, é possível conhecer mais à fundo as características e os comportamentos das pessoas que se deseja atingir. Isso permite criar campanhas cada vez mais assertivas, uma vez que elas passam a falar aquilo que as pessoas de fato desejam ouvir.

Quais são as vantagens da segmentação de mercado?

  1. Aumento do market share. ...
  2. Identificação de necessidades. ...
  3. Conhecimento do consumidor. ...
  4. Ajuste do produto e canal de distribuição. ...
  5. Melhoria na experiência de clientes locais. ...
  6. Campanhas mais eficientes.

O público-alvo é definido pela necessidade de consumo que envolve o produto ou serviço em questão. Veja dois exemplos: Uma loja que vende brinquedos interessa aos mais variados perfis de consumidores, sejam mulheres, homens ou adolescentes, de todas as localidades e com faixas de rendas diversas.

Público-Alvo

  • Idade.
  • Sexo.
  • Formação educacional.
  • Poder aquisitivo.
  • Classe social.
  • Localização.
  • Hábitos de consumo.

A segmentação no mercado, também chamada de "marketing por categorias de interesse", é útil para os anunciantes que procuram aumentar o reconhecimento da marca e chamar a atenção das pessoas que procuram o mercado para comprar um tipo específico de produto ou serviço.

A falta de entendimento do seu público alvo interfere diretamente nos seus esforços em marketing, dado que seus esforços e estratégias não estarão direcionados para as pessoas certas.

Os quatro principais tipos de segmentação de mercado são: demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental, que abordaremos mais detalhadamente na próxima seção. Um exemplo de variável de segmentação de marketing seria a idade.

A definição do público-alvo é resultado do processo de segmentação de mercado, que identifica esses grupos de consumidores com características afins. Então, a empresa deve identificar em qual segmento deve mirar, de maneira que consiga atender às suas necessidades e desejos.

Confira os seis melhores métodos para a coleta de dados:

  • Entrevistas.
  • Questionários e levantamentos.
  • Observações.
  • Documentos e registros.
  • Grupos focais.
  • Histórias orais.

A segmentação de clientes tem contribuído para o sucesso das estratégias de negócios de diferentes portes e setores.Ao decidir segmentar sua base, a empresa consegue definir o seu cliente ideal, rever seu posicionamento, encontrar novos nichos ou adotar processos mais eficientes de prospecção, vendas e distribuição.

Segmentação por benefício
É quando agrupamos as pessoas de acordo com os benefícios que elas valorizam em um determinado produto/serviços. Dessa maneira, a segmentação por benefícios é direcionada a encontrar oportunidades semelhantes entre as pessoas. Esse tipo é menos falado, mas nem por isso menos importante.

A segmentação de mercado serve para atender às necessidades e desejos de diferentes estratos do público-alvo, potencializando a aceitação da linha de produtos e, por conseguinte, aumentando as vendas. Cabe ressaltar que, muitas vezes, segmentos de diferentes mercados podem ser atendidos por um mesmo produto.

Os benefícios que um cliente satisfeito traz ao negócio

  • Diminuição nos custos.
  • Aumento nas vendas.
  • Diminuição e controle de crises.

Maior engajamento e fidelização
Um dos objetivos do Marketing de Produto é alinhar o máximo possível a sua solução às necessidades do cliente. Isso significa maiores chances de engajamento alto por parte dos consumidores em relação ao seu produto. Afinal, você está oferecendo exatamente aquilo de que eles precisam.

Vantagens e Desvantagens da segmentação
Isto gera oportunidades em aumentar os lucros ou mesmo se manter no mercado. As desvantagens podem aparecer se a pesquisa não acontecer de forma bem adequada ou se apresentar muito enviesada, levando à adoção de estratégias incorretas por parte da administração.