Qual é o sentido da existência humana ou seja para que vivemos?

Perguntado por: librahim . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

Resposta. Explicação: "O sentido da vida" tem inúmeras respostas possíveis, geralmente relacionadas à religião ou filosofia. As opiniões sobre o significado da vida podem variar de pessoa para pessoa e também variam ao longo da vida de uma pessoa.

O sentido maior da nossa vida, em uma determinada fase, pode ter sido fazer uma faculdade, encontrar urgentemente um amor, cuidar dos filhos, lutar por uma causa política ou social ou mesmo um drama familiar, encontrar Deus… Mas o sentido da vida pode ser simplesmente viver.

Encontrar um sentido para nossas vidas nos livra de neuroses, de dramas interiores, de doenças psicossomáticas, nos ajuda a viver com mais alegria e a construir nossa própria felicidade.

A vida é uma sucessão de reações que temos diante do que ela nos mostra. É como reagimos a cada um dos momentos da nossa existência que pode nos dar um panorama mais geral do significado da nossa vida.

Alguns encontram seu propósito em uma ação humanitária, outros no trabalho, em uma atividade de lazer ou no simples fato de fazerem alguém sorrir. Na verdade, não existe um propósito certo e único, mas sim vários, que podem ser finalizados, aprimorados ou mesmo trocados por outros.

Dar um sentido e um propósito à nossa vida significa perceber o que é mais importante para nós, o que influencia mais o nosso comportamento e orienta as nossas decisões (por exemplo, cuidar dos outros, deixar a “nossa marca”, realizar actividades que nos dão prazer e que nos façam sentir valorizados).

1. Acto de existir; estado do que é ou do que existe. 2. Vida.

Existência é a qualidade de tudo o que é real ou existe, e é também a base de todas as outras coisas. Seus campos de estudo são principalmente a metafísica (enquanto tratado o aspecto amplo do termo) e a ontologia (do ser enquanto ser).

O sentido da vida é encontrar e fazer as coisas que o fazem sorrir, rir e se soltar. Mesmo se você não tiver certeza ainda, passe para a fase de exploração e experimentação de sua vida e desfrute da viagem. Você não pode se forçar a encontrar o seu “porquê” amanhã ou no próximo mês – ou mesmo no ano que vem.

Os cinco sentidos humanos, responsáveis pela captação de informações do meio, são a visão, audição, paladar, olfato e tato. Os humanos possuem cinco sentidos tradicionalmente conhecidos: visão, audição, paladar, olfato e tato.

Na evolução rumo à perfeição está o sentido da vida, a razão de existir do ser humano. O destino de cada pessoa é promover a própria evolução e a do ser humano como espécie e, em decorrência do livre arbítrio, cabe a ela decidir como esta evolução se dará. Comportamento - toda ação humana é contextual e egoística.

“O Sentido da vida é que ela termina.” Para muitos, a ideia de uma morte final parece absurda. Já para alguns filósofos, a ideia de uma vida imortal em eterna satisfação parece proporcionalmente desprovida de sentido. É exatamente o fim que nos causa a busca por um significado.

O único sentido da vida é viver, o único propósito da vida é a morte. Não há nenhuma interferência divina, não há salvação da alma, não há céu ou inferno para compensá-la, apenas consequências naturais do modo de vida.

Viver e existir são diferentes em essência. Existir, apenas, será uma forma extremamente redutora de viver, considerando a passividade, a inércia que o termo "existir" possa englobar. Viver, objetivamente, significa ter a capacidade de transformar, ser ativo, ter a noção de que qualquer ser humano é algo de único.

O segredo da vida consiste em recusar qualquer emoção que não seja conveniente. O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas amar tudo que você tem! Por isso, valorize o que você tem e as pessoas que estão ao seu lado, sempre!

Entende-se por valor existência a parte do valor de um bem ou serviço ambiental que independe do seu uso presente ou futuro. Não obstante, alguns economistas têm recomendado que seja abandonado o uso de valor de existência por causa de problemas teóricos e empíricos.

Para os pensadores existencialistas, a existência humana se tornara uma questão filosófica e é a partir das vivências, das escolhas que os sujeitos fazem ao longo de suas vidas, que é construída a essência humana. Essa construção individual só é possível pela liberdade incondicional que os seres humanos gozam.

De forma independente, os cientistas Oparin e Haldane levantaram uma hipótese que é hoje considerada a mais aceita de origem da vida. Eles propuseram que a atmosfera primitiva da Terra apresentava compostos que sofreram a ação de raios e da radiação ultravioleta, dando origem a moléculas simples.

O sentido da vida e as situações limites
Eventualmente, a depressão pode começar quando a pessoa se vê enfrentando obstáculos que à primeira vista são intransponíveis. São eles: perdas de pessoas queridas, términos de relacionamento, sentimento de menos valia (inferioridade), bullying etc.