Qual é o significado de Calvário?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 15 votos

1. Local elevado onde está um crucifixo ou uma capela. 2. Qualquer monte escalvado e íngreme.

Atribuiu-se este nome, "Lugar da Caveira", porque o local, fora das muralhas da cidade, apresentava uma elevação que se assemelhava a um crânio, e era também o local onde os condenados à morte eram crucificados.

Para ela, o símbolo representa o momento em que Jesus Cristo sofreu sua crucificação, antes da ressureição. De acordo com a Bíblia, Jesus Cristo entrega na cruz a própria vida em nome do amor ao próximo.

O Calvário, colina onde Jesus foi crucificado, é o principal ponto de peregrinação em Israel.

Um dos locais mais importantes para os cristãos, a 12ª estação da Via Sacra marca o local onde teria sido colocada a cruz em que Jesus foi crucificado e morto. Ao lado das estações anteriores, porém agora na Capela Greco Ortodoxa, está a Pedra do Calvário (ou Gólgota).

A Caminho do Calvário
Dois criminosos condenados, que tinham recebido sentença de crucifixão por roubo, foram levados para a morte na mesma hora; tratava-se de uma tripla execução; e a cena de horror em perspectiva atraía as mentes mórbidas, aquelas que se deleitam em maligno prazer ante os sofrimentos do próximo.

A morte de Jesus na cruz, relembrada na Semana Santa, é um dos acontecimentos mais importantes da história. No entanto, não sabemos quase nada sobre ele. Quase nenhum pesquisador nega que o fundador do cristianismo tenha sido um personagem histórico, crucificado por Roma em Jerusalém.

A morte de Jesus foi um Sacrifício (Ef 3.24; Ef 1.7). Isto quer dizer que a sua morte foi Substitutiva (1Pe 2.24; 3.18). Foi uma troca, o justo castigado no lugar dos injustos. Significa que o nosso castigo já foi pago.

Pôncio Pilatos "ocupou este cargo entre 29 e 37 d.C.", afirmou Teja, o que significa que Jesus morreu com entre 34 e 42 anos.

“Elí, Elí, lama sabactani? (Deus, meu Deus, por que me abandonaste?).” (Mateus 27:46 e Marcos 15:34) “Tenho sede.” (João 19:28) “Está consumado.” (João 19:30) “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito.” (Lucas 23:46)

Jesus: significa “Javé é salvação” ou “Jeová é salvação”. É uma versão do grego “Iesous”, que é uma adaptação do hebraico “Yeshu'a”. É o filho de Deus que desceu à Terra para cumprir as profecias do Velho Testamento e salvar a humanidade.

Gestas, o mau ladrão, foi colocado à esquerda de Cristo, era o rebelde; e Dimas, o bom ladrão, à direita, quem arrependido, se colocou do lado do poder e ganhou a posterior estima do Cristo.

Marcos afirma que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, pouco antes de sua morte. "Como agora sabemos que Herodes morreu em 4 a.C., conforme o Evangelho de Mateus, Jesus deve ter nascido em 4, 5, 6 ou 7 a.C."

O percurso percorrido por Jesus com a cruz (ou patibulum) nas costas, até o Monte Caveira (ou Calvário) tinha mais ou menos 600 metros.

A sede de Jesus não era de água, mas era uma sede de um pedido de unidade entre Ele e o Pai, era um pedido de respeito, de tolerância e de amor.

Os objetos foram encontrados em 1990, durante uma escavação na região montanhosa de Armon Hanatziv, 6 quilômetros ao sul da cidade antiga de Jerusalém. A área agora possui um parque e prédios residenciais.

Em Mateus, capítulo 17, verso 7, está escrito assim: "Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais". "Não temas", por 366 vezes essa expressão é repetida na Bíblia.