Qual é o significado de Oikos?
Unidade económica produtiva que, na Grécia Antiga, representava o ambiente próprio de um indivíduo, composto pelos seus trabalhadores (escravos ou não), família e pertences (como a própria habitação, os rebanhos, o tesouro e os terrenos).
Qual a origem da palavra oikos?
Oikos é uma palavra de origem grega e que pode ser traduzida para o português como “casa”, “ambiente habitado” ou “família”.
O que significa oikos de Deus?
Na Grécia Antiga a palavra assume a seguinte grafia: “oikonomia”. Decompondo a palavra temos a seguinte conformação gráfica e semântica: “oikos = casa”; “nomia = leis, normas”.
Qual é a estrutura do oikos?
A OIKOS é estruturada através de um Conselho de Administração, uma Diretoria Geral e de Negócios, uma Diretoria de Operações e Tecnologia, uma Gerência Administrativa e Financeira, uma Gerência de Negócios, duas Gerências de Gestão, por Coordenação de Projetos, por Técnicos Especialistas e pelo Pessoal Administrativo, ...
Qual é a origem do nome da cidade grega?
Os mitos gregos narram que Atenas recebeu seu nome em homenagem à deusa Atena. Os historiadores apontam que a presença humana na região de Atenas remonta, mais ou menos, ao período de 5000 a.C., portanto, ao Período Neolítico.
O que é oikos?
Um oikos era a unidade básica da sociedade, na maioria cidades-estados gregas, e contou com a cabeça dos oikos (geralmente o homem mais velho), sua família (esposa e filhos), e os escravos que vivem juntos em um ambiente doméstico.
Qual é a origem da palavra eco?
O elemento “eco” vem do grego oikos e significa “casa, lar, domicílio, meio ambiente”.
Quais eram as características do oikos?
O oikos era a unidade básica da sociedade na maioria das cidades-Estados do mundo grego. Equivale a uma organização social, hierarquizada, na qual o pai era autoridade suprema dentro da casa. A economia dos oikos era essencialmente rural, sendo que a fonte de sobrevivência vinha da agricultura e pecuária.
O que eram os oikos e as pólis?
A grosso modo, oîkos é casa e pólis é cidade, mas 'casa' e 'cidade', empobrecem o conceito tanto de oîkos quanto de pólis. O oîkos é um termo que se encontra já nos poemas homéricos, vinculado a uma realidade social e política que, pode-se dizer, antecede a formação da pólis.
Qual a diferença entre oikos e pólis?
Enquanto a polis é o âmbito do político e do público, oikos é o âmbito do privado, o espaço em que o indivíduo age como membro de uma família e, como tal, defende seus interesses particulares, tendo deveres a cumprir em relação aos membros de sua família, às suas tradições e também em relação aos seus bens.
O que significa Kyrios Gold?
Kyrios é uma palavra de origem grega, que significa “Senhor”, “Lorde” ou “Mestre” e é utilizada como sinônimo de Deus ou Jesus entre os cristãos gregos.
Em que ano foi inaugurado o oikos?
É o Centro de Educação Ambiental da Aperam South America - Oikós, um presente para a comunidade e um compromisso da Empresa com a qualidade de vida na região onde atua. Em 5 de junho de 1993, a Empresa inaugurou a área de proteção ambiental.
Quem detinha o poder no oikos?
Propriedades: as posses do oikos (seu território e animais) eram administradas principalmente pelo pai da família, que detinha o poder supremo na hierarquia do oikos e detinha poder para representar os interesses de seu oikos frente a pólis.
Por que os gregos também são chamados de helenos?
Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade. Com a nova divisão da sociedade, qualquer cidadão poderia participar das decisões do poder.
Qual o significado de pólis na filosofia?
Pólis significa cidade-estado. Na Grécia Antiga, a pólis era um pequeno território localizado geograficamente no ponto mais alto da região, e cujas características eram equivalentes a uma cidade. O surgimento da pólis foi um dos mais importantes aspectos no desenvolvimento da civilização grega.
Qual e o antigo nome da Grécia?
Helenos
A origem da Grécia Antiga
Eles se nomeavam como Helenos e chamavam a região que moravam por Hélade, e não Grécia, que foi o nome dado pelos Romanos séculos mais tarde.
O que e a deusa Atena?
A deusa grega Atena, conhecida como Minerva pelos povos romanos, é a divindade da sabedoria, inteligência, do senso de justiça e das artes. Filha de Zeus, um dos principais deuses da mitologia grega, era a protetora dos heróis, arquitetos, tecelões, poetas e filósofos.