Qual é o significado de trustes?

Perguntado por: aporto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Truste é a união formal ou informal de duas ou várias empresas em uma mesma organização, de modo a aumentar o poder e controle das mesmas em um determinado setor. A expressão é uma adaptação do termo em inglês “trust”, que significa “confiança.

Truste é um agrupamento de interesses econômicos com grande poder de mercado, podendo constituir uma corporação ou um grupo de capitais que cooperam entre si de várias maneiras de modo a formar um monopólio com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços.

Resumindo: A empresa holding é uma empresa que controla duas ou mais empresas do mesmo segmento, que não são necessariamente concorrentes e nem detém a maior parte do mercado. Enquanto isso, trustes são negócios gigantescos que se fundem para obterem fatias ainda maiores do mercado.

Como o truste é fiscalizado no Brasil? O truste é altamente vigiado por órgãos reguladores do Estado para impedir que prejudiquem a livre concorrência e a ordem econômica. Quem fiscaliza essa e as outras práticas prejudiciais à economia é o Conselho Administrativo de Desenvolvimento Econômico (CADE).

Não muito diferente do truste, o cartel é uma prática financeira em que as empresas também fazem acordos (informais) estabelecendo um preço comum e mais elevado, dividindo o mercado e a produção. Ajuda a evitar a concorrência e garante a lucratividade.

A prática beneficia as empresas envolvidas e prejudica as demais, pois põe fim à livre concorrência. Configura-se cartel quando as organizações tabelam os preços de um produto. Essa ação é prejudicial ao consumidor porque, por mais que ele procure, não consegue encontrar o menor preço de um item.

No Brasil, entre as empresas da bolsa de valores, o mais tradicional é a situação da Itaúsa. Ela controla o Itaú, Duratex, Alpargatas e uma série de outras empresas. Além da Itaúsa, há outros dois bons exemplos de holdings brasileiras presentes na B3. A Gerdau Metalúrgica, que controla o grupo Gerdau.

Grupo empresarial, grupo econômico, conglomerado econômico, conglomerado empresarial e conglomerado industrial são termos que costumam ser utilizados para se referir a um conjunto de empresas controlados por uma empresa controladora (holding).

Em terras brasileiras, não temos previsão legal para a utilização do Trust nos moldes Commum Law, apenas o Projeto de Lei 4.758/2020, que introduz na legislação brasileira o Contrato de Fidúcia, um regime de administração de bens de terceiros parecido, chamado de "Trust Brasileiro".

Truste tem o objetivo de dominar determinada oferta de produtos ou serviços. Também pode ser caracterizada como uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.

Em termos gerais, um truste é uma entidade legal que divide a propriedade em duas partes: As obrigações associadas à propriedade são transferidas para uma parte, o fiduciário. Os direitos para outra parte, o beneficiário.

Uma holding é uma empresa que mantém participação acionária em uma ou mais empresas. Holding é uma palavra inglesa relacionada com o verbo “to hold”, que significa manter, guardar, segurar e controlar. Dessa forma, o termo é utilizado para definir empresas que mantêm participação acionária em uma ou mais empresas.

A função da holding é permitir que uma empresa e seus diretores possam exercer influência ou até mesmo controlar outras empresas (as chamadas de subsidiárias). Ou seja: a holding possui participação nas ações de uma ou mais companhias, podendo atuar direta ou indiretamente em suas atividades.

Um dos mais conhecidos são os postos de gasolina, que dentro de uma determinada região controlam o preço do seu produto para que não haja grande concorrência e, consequentemente, perda de lucratividade na venda de combustíveis. Outro exemplo corriqueiro são os transportes públicos.

Os trustes são associações de empresas que surgiram a partir da fusão de várias empresas que já controlavam a maior parte do mercado. Portanto, trustes são formados quando proprietários de empresas concorrentes se tornam sócios de uma única grande empresa.

Grupo de empresas independentes que formalizam um acordo para sua atuação coordenada, com vistas a interesses comuns. O tipo mais frequente de cartel é o de empresas que produzem artigos semelhantes, de forma a constituir um monopólio de mercado.

A competência para prevenir e reprimir infrações à ordem econômica, inclusive cartéis, é do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que, nos termos da Lei nº 12.529/2011, é a entidade juridicante incumbida de impor sanções administrativas às condutas anticompetitivas descritas no artigo 36 da Lei de Defesa ...

A Sociedade Holding surgiu no Brasil em 1976 com o advento da Lei n 6.404, mais conhecida como a “Lei das Sociedades Anônimas” e sua terminologia vêm do inglês hold, que significa controlar, segurar, manter.

O cartel é um pacto de cooperação entre companhias que visam obter controle de um mercado específico, impondo preços e limitando possíveis concorrentes. Ao entrar em acordo, os participantes de um cartel passam a coordenar suas ações juntamente, tornando-se parceiras.

O holding é desenvolvido quando ocorre a união de várias empresas, no qual, uma dessas figura como a responsável pela administração e controle das outras, esse poder é concedido por meio da concentração de ações das corporações empresariais.