Qual é o símbolo teatral?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Como vocês sabem, o símbolo do teatro é a imagem de duas máscaras lado a lado, com uma que ri e outra que chora. Esse símbolo tem a ver com a origem do teatro no Ocidente, a partir da configuração da Comédia e da Tragédia na Grécia Antiga (trataremos sobre isso nos próximos estudos), com apogeu no século V a.C.

A palavra pessoa vem do latim persona, de per (por, através de) e sono (som), a qual passou a ser empregada no teatro da Antiguidade para denominar a máscara utilizada nas encenações teatrais.

O teatro ocidental tem como símbolos duas máscaras. Elas significam a TRAGÉDIA E A COMÉDIA. Uma ri e a outra chora.

As máscaras gregas são os símbolos máximos do teatro na Grécia Antiga e também do apogeu dessa civilização a partir do século V antes de Cristo. Esses acessórios tiveram origem nas festas dionisíacas e, em seguida, foram incorporadas aos principais gêneros de peças daquela época: a tragédia e a comédia.

Dentre os elementos que constituem a linguagem teatral estão: personagem, figurino, maquiagem, cenário, sonoplastia, iluminação e objetos de cena.

O teatro do oprimido é um método de alfabetização estética, sistematizado por Augusto Boal, que visa à transformação da realidade opressiva através do diálogo e da ação teatral. A árvore do teatro do oprimido é o símbolo desse método, uma representação metafórica que contém as partes fundamentais da metodologia.

Foi na Grécia que o teatro se popularizou, as grandes celebrações para o deus do vinho, Dionísio, aconteciam periodicamente e foi durante uma destas celebrações que o primeiro diálogo surgiu. Este acontecimento foi o que gerou a semente do teatro ocidental como o conhecemos hoje.

A história do teatro teve início na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C. Nessa época, eram realizados rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, vinho e diversão. Assim, o teatro surge nesse contexto e em consequência dessas festas.

As máscaras têm importantes significados religiosos e espirituais. Elas são utilizadas em rituais (geralmente por homens) e servem para estabelecer a conexão com os ancestrais e outros seres divinos. Nesses rituais, a pessoa que utiliza a máscara entra em transe e estabelece contato com esses espíritos.

No Brasil, o teatro surgiu no século XVI através das composições teatrais escritas pelos padres Jesuítas nas ações de divulgação da fé religiosa entre os índios. Foi só a partir do século XIX com a chegada da corte portuguesa no Brasil que a arte de representar começou a se desenvolver de forma mais intensa.

Benefícios do teatro na escola
Além de promover a sociabilidade, ajudar a vencer a timidez e propiciar a melhora da comunicação verbal e corporal, o teatro na escola auxilia no aumento da autoestima, o que vai acontecendo à medida que a criança se conhece e sabe se expressar.

1. arte de representar: peça de teatro; gostar de teatro. 2. lugar onde se representam as peças: ir ao teatro.

Drama, que em grego significa “ação”, é um gênero literário surgido na Grécia Antiga como, originalmente, uma forma de louvação religiosa ao deus Dionísio (Baco). Compõem o gênero dramático os textos em prosa ou em verso feitos para serem encenados no palco.

Entre os teatros gregos mais importantes estão: o Teatro de Epidauro, o Teatro de Dodona, o Odeon de Herodes Ático, o Teatro de Delfos, o Teatro de Segesta, o Teatro de Siracusa e o Teatro de Dionísio.

O teatro de sombras é uma arte milenar que surgiu no sudeste da Ásia e é muito importante culturalmente na China, Indonésia, Malásia, Tailândia e Camboja. Constitui uma linguagem do teatro de animação, como o teatro de marionetes, de bonecos e de máscaras.

O teatro grego era formado por diversos elementos, cenários e figurinos. Além das da presença de júris, eles apresentavam músicas, danças e mímicas. Para os gregos, ir ao teatro representava um grande acontecimento, que aos poucos, foi tomando conta da vida social dos habitantes.

A peça de Teatro divide-se em Atos e Cenas. Os Atos se constituem de uma série de cenas interligadas por uma subdivisão temática. As cenas se dividem conforme as alterações no número de personagens em ação: quando entra ou sai do palco um ator. O cerne ou medula de uma peça são os diálogos entre os personagens.

O teatro é um dos ramos da arte cênica (ou performativa), relacionado com a atuação/interpretação, através do qual são representadas histórias na presença de um público (a plateia). Esta forma de arte combina discurso, gestos, sons, música e cenografia.

Estrutura dos Textos Teatrais
Quando produzidos, são divididos de maneira linear em: Introdução (ou apresentação): foco na apresentação das personagens, espaço, tempo e do tema. Complicação (ou conflito): determina as peripécias da peça teatral. Clímax: momento de maior tensão do drama.

O Teatro Imagem foca-se nas linguagens não verbais a fim de comunicar-se. A partir da leitura da linguagem corporal, busca-se a compreensão dos fatos representados na imagem, sendo esta, uma realidade existente e/ou vivenciada.