Qual é o sotaque de Minas Gerais?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Quem é mineiro ou já conversou com um mineiro sabe que a gente tem um dialeto próprio, o mineirês. Para começar, não confunda o mineirês com o sotaque caipira, que é aquela forma de falar mais cantado, puxando o “r”.

Mineiros têm a fama de ser 'come quieto', prezar pela discrição e não fazer alarde de seus feitos e conquistas. Ele pode ser rico o tanto que for, que ainda vai dizer que não tem posses.

Mineiros não dizem "eu te amo", fazem café fresquinho e assam pão de queijo! Para os nascidos nas 'Terras Gerais', palavras nem sempre expressam a verdade de um coração, mas quitanda e prosa boa são declarações de afeto genuíno.

Simpático, extrovertido, hospitaleiro e sempre disposto a ouvir o outro, o mineiro, por natureza, é um verdadeiro especialista na arte de se relacionar.

Brasília não tem sotaque e renega marcas de outros estados, diz estudiosa. Cinquenta anos é pouco tempo para se formar um sotaque, mas, de acordo com linguistas, já existem tendências perceptíveis no modo de falar brasiliense.

Em geral o mineiro, mineiro mesmo, pode cumprimentar com uma expressão verbal do tipo “boa” ou “bão”. “Boa” serve pra tarde e noite, já o “bão” é utilizado para o dia. No primeiro contato, na maioria das vezes, se você não estender a mão ele não vai estender. Não é falta de educação ou desconhecimento do gesto.

O clássico tutu à mineira, feijão tropeiro, leitão à pururuca, canjiquinha e bambá de couve são verdadeiras iguarias para os mineiros. As sobremesas também precisam ter lugar garantido; afinal, quem não gosta de um doce de leite ou uma goiabada depois de uma refeição saborosa?

Goiabada cremosa
A deliciosa goiabada é um dos mais populares doces mineiros. É quase impossível visitar Minas Gerais e não comer queijo com goiabada, o famoso “Romeu e Julieta”.

- 'Arreda': afastar para o outro lado. - 'Espia': veja, olha aqui.

O sotaque mineiro é famoso no Brasil pelo jeitim de falar único e as inúmeras expressões e gírias regionais. Algumas são tão engraçadas que viram até meme por aí! Minas tem praticamente um dialeto próprio, que apelidamos carinhosamente de mineirês.

Uai, isfriô, né? – O clima está mais frio. Um monte de trem – muitas coisas.

Os mineiros passaram a associar o “why”, que significa porquê, em inglês, e tem o mesmo som do uai, a uma expressão de surpresa. E quer saber mais? O livro conta que o “sô” vem da palavra “sir”, senhor, em inglês. Daí a origem do uai, sô!

A origem do “uai” é misteriosa e cheia de histórias. Uma delas diz que essa era uma senha usada pelos inconfidentes no século 18, significando “União, Amor e Independência”. Mas há quem diga que, na verdade, o “uai” surgiu em regiões onde ingleses trabalhavam na mineração.

Já o sotaque mineiro falado no Noroeste de Minas, na divisa com o Sul de Goiás, tem influência do sotaque caipira, dessa região goiana. Nas regiões Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, fala-se o sotaque mineiro, mesclado com o sotaque baiano, o chamado “baianês”.

Sotaque Carioca é o oficial do Brasil.

Vários estudos apontam o Maranhão como o local onde se fala mais correctamente a língua portuguesa, facto que terá que ver com a explosão cultural registada nesta região durante a época dourada do cultivo de algodão. É nessa fase que São Luís passa a ser conhecida por “Atenas Brasileira”.

O sotaque do carioca é considerado o sotaque oficial do Brasil - TV Senado.

E em meio a uma diversidade de regiões no Brasil, com inúmeros dialetos e falas regionalizadas, um deles precisa ser considerado o original do país. E tomando isso em nota, temos o sotaque carioca como o mais correto do Brasil.

Segundo o mapeamento do Atlas Linguístico do Brasil, o maior número de pessoas falando o “S” chiado está no Rio de Janeiro. Em Belém, capital do Pará, esse “S” tão característico também foi encontrado, colocando os paraenses em segundo lugar na lista de quem mais chia a letrinha.