Qual é o sufixo de feliz?

Perguntado por: dlopes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

As palavras infelicidade e felicidade são ambas derivadas do mesmo radical latino Felix, feliz. Felicidade tem como formação da palavra o sufixo "dade" que tem função de ajetivar o substantivo para dar sentido de estado. Estar feliz.

9 Gram Processo empregado na formação de palavras pelo acréscimo ou pela extração de afixos: No processo de derivação prefixal, o uso do prefixo “in” em “feliz” forma a palavra “infeliz” e, na derivação sufixal, o sufixo “mente” acrescentado à palavra “feliz” forma a palavra “felizmente”.

O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)

Sufixo – O que é
O Sufixo é a parte que vem depois do radical. Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro. É importante fazer uma dinstinção entre sufixo e desinência.

Devemos saber que existem quatro tipos de sufixos: adjetivos, verbais, substantivos e adverbiais, e cada um deles dão um sentido específico aos novos vocábulos. E, dessa forma, eles podem ser classificados em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.

Sufixos são elementos (isoladamente insignificativos) que, acrescentados a um radical, formam nova palavra. Sua principal característica é a mudança de classe gramatical que geralmente opera. Dessa forma, podemos utilizar o significado de um verbo num contexto em que se deve usar um substantivo, por exemplo.

Dessa forma, pode-se dizer que o sufixo é o elemento que se agrega após o radical para modificar-lhe o significado. Ele pode ser classificado como nominal, verbal e adverbial.

Como já mencionamos anteriormente, cada grupo ou padrão de sufixo tem determinada função e representa um significado como, capacidade (sufixo able), ação, pessoa que performa (sufixo er), falta (sufixo less) e etc.

Olhar é palavra formada por derivação imprópria, pois o verbo está empregado como substantivo; tristeza é subs- tantivo formado a partir do acréscimo do sufixo -eza ao adjetivo triste; desilusão é um substantivo formado por derivação prefixal (des- + ilusão); conjuntivite é formada por derivação sufixal (conjuntiva + - ...

–eza

Neste caso, temos a palavra pobre mais o sufixo –eza. O sufixo – eza é um sufixo nominal que se junta a um adjetivo para dar origem a um novo substantivo. Sugere a qualidade ou o estado de algo.

Sofrer + i + mento.

Um sufixo é um elemento formador de palavras que se coloca depois do radical de uma palavra primitiva, alterando o seu sentido e classe gramatical. Através do uso de sufixos são formados substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. Assim, classificam-se em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.

O sobrenome de oito jogadores acaba em "ic". Este sufixo significa "filho de".

O motivo pelo qual a palavra "arroz" recebe o sufixo "-es" no plural é porque ela é uma palavra paroxítona terminada em "z", e esse é um dos casos em que a regra de formação do plural é acrescentar "-es" ao final da palavra.

Assim, ao analisarmos a palavra “livraria”, temos: livr – constituindo o radical. -aria – representando o sufixo, ou seja, a parte que lhe foi acrescentada, dando origem a um novo vocábulo.

Segundo Celso Cunha e Lindley Cintra, encontram-se os seguintes usos para os sufixos -eiro e -eira: "I. Quando participa na derivação de nomes a partir de outros nomes: – ocupação, ofício, profissão – barbeiro (barba), copeira (copa);

Neste caso, temos a palavra rico mais o sufixo –eza. O sufixo – eza é um sufixo nominal que se junta a um adjetivo para dar origem a um novo substantivo. Sugere a qualidade ou o estado de algo. Existem outras palavras formadas a partir deste mesmo sufixo: beleza, pobreza, ligeireza,…