Qual é o tamanho normal da próstata do homem?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.9 / 5 10 votos

O tamanho normal da próstata de um adulto jovem saudável costuma ser 3 centímetros de altura, 4 centímetros de comprimento e 2 centímetros de largura, pesando entre 20 e 30 gramas. As dimensões da próstata são semelhantes à de uma noz.

Aqui está a chave: o tamanho absoluto da próstata não é um fator de risco significativo para o câncer de próstata. O que é mais importante é a saúde das células da próstata e a presença de fatores de risco conhecidos, como histórico familiar de câncer de próstata, idade avançada e raça.

A próstata cresce pouco até a puberdade, quando passa a sofrer influências mais intensas do hormônio masculino (testosterona), alcançando seu tamanho normal (em torno de 15 a 20 gramas) por volta dos 20 anos. Já está provado também que seu crescimento está relacionado com o envelhecimento.

Ainda assim, um nível abaixo desse valor não é uma garantia de que um homem não tenha câncer. Homens com níveis de PSA entre 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance de 25% de ter a doença. Se o PSA for superior a 10, a chance de ter câncer de próstata é superior a 50%.

Para próstatas de tamanho inferior a 120g em média as cirurgias endoscópicas (via uretral) são as mais indicadas. Podemos realizar a ressecção endoscópica tradicional (bipolar ou plasmática) ou o laser verde (Greenligth) que promove eletrovaporização do tecido prostático.

Na maior parte dos casos, a próstata aumentada é provocada pela hiperplasia da próstata, uma condição benigna que causa apenas o aumento da próstata, no entanto também pode ser um sinal de problemas mais sérios, como o câncer.

A Hiperplasia Prostática ocorre quando a glândula prostática, silenciosa e gradativamente, cresce e obstrui parcial ou totalmente a uretra. A Hiperplasia Prostática é a doença mais comum da próstata. Quando tratada inicialmente, não apresenta riscos ao paciente.

A próstata aumentada, também designada por Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), é uma das doenças mais frequentes nos homens. Esta patologia resulta do crescimento anormal do número de células prostáticas, o que leva à compressão da uretra e respectivas queixas urinárias.

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Tamanho da próstata após os 50 anos
De acordo com estudos internacionais publicados em revistas renomadas, o volume médio da próstata em adultos entre 50 e 80 anos aumentou de 24 gramas para 38 gramas.

Até aos 50 anos: até 2,5 ng/ml. Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

Inibidores da 5-alfa redutase: usados em próstatas volumosas, estes medicamentos (finasteride, dutasteride) têm uma acção hormonal, bloqueando o efeito da testosterona na próstata, o que faz com que o seu crescimento diminua ou seja interrompido ou mesmo reduza o seu tamanho.

Em próstatas aumentadas de 75 a 80 gramas, a maioria dos cirurgiões irá optar por métodos pouco invasivos, tais como: ablação da próstata com laser verde (Green Light Laser), ressecção transuretral da próstata (RTU mono ou bipolar), ablação transuretral com agulhas e termoterapia transuretral com micro-ondas.

Portanto, aos 70 anos, o tamanho normal do órgão será maior do que o de um indivíduo na faixa dos 25 anos. De acordo com estudos internacionais publicados em revistas renomadas, o volume prostático normal, em homens com 70 anos, chega a pesar entre 50 e 70 gramas.

Existem remédios que diminuem o volume da próstata, um deles é a dutasterida ou finasterida e, reduzindo o tamanho da próstata, o PSA consequentemente acompanha e vai ser diminuído.

Quando o PSA alto está relacionado a uma infecção ou um aumento significativo da próstata, alguns sintomas podem surgir, como:

  • micção frequente;
  • vontade frequente de urinar;
  • jato fraco ou interrompido;
  • sangue na urina ou sêmen.

De fato, o PSA alterado é um indicativo do câncer de próstata. Ainda de acordo com o Oncoguia, quando os valores dessa substância estão entre 4 ng/ml e 10 ng/ml as chances de ser diagnosticado com a doença é de 25%. Já acima de 10 ng/ml, o risco sobe para 50%.

O acompanhamento médico para rastreamento do câncer de próstata deve ser iniciado aos 50 anos para homens sem fatores de risco associados e aos 45 anos para homens negros ou com parentes de primeiro grau que tiveram a doença. A taxa de cura é acima de 90%, quando o câncer é detectado precocemente.