Qual é o tamanho normal do endométrio?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

A espessura endometrial normal pelo exame de ultrassonografia da pelve em mulheres menopausadas é de até 4mm.

Portanto, é considerado espessamento endometrial pós menopausa quando o endométrio é maior que 5 mm. O endométrio pode estar um pouco mais espesso no primeiro ano após a última menstruação, refletindo atividade hormonal residual, sem necessidade de outro exame complementar ou de alertar a paciente.

O endométrio espessado é caracterizado pelo revestimento uterino muito grosso (espesso). A condição de endométrio espessado provoca um sangramento que pode levar a uma menstruação irregular. É caracterizada pela exposição dos pólipos fora da cavidade uterina e pelo ligeiro estreitamento do tamanho do útero.

ENDOMÉTRIO ADEQUADO
Para que se tenha sucesso no processo de implantação do óvulo fecundado no endométrio, é necessário que este tenha uma espessura mínima de 7 mm e máxima entre 12-14 mm durante a ovulação.

A espessura endometrial mínima para que ocorra uma gravidez é de 8 mm sendo 18 mm considerada ideal. Um endométrio com menos de 6 mm na fase secretora é incapaz de sustentar um embrião e as principais causas dessa alteração são a falta de progesterona, uso de anticoncepcionais e lesões por aborto ou curetagem.

Cerca de 90% das pacientes diagnosticadas com câncer de endométrio têm sangramento vaginal, sangramento entre as menstruações ou após a menopausa. Esse sinal também pode ocorrer em algumas condições não cancerígenas, mas é importante consultar imediatamente um médico sempre que tiver qualquer sangramento irregular.

Como sintomas, a paciente pode apresentar: corrimento vaginal, sangramento entre os ciclos menstruais (escapes), dores no abdome e cólicas, dor na região pélvica, secura vaginal, ondas de calor, dores durante as relações intimas e aumento do tamanho do útero.

Já nos casos em que o endométrio apresenta espessura de 15 mm, pode haver a chamada hiperplasia endometrial, normalmente causada por um desequilíbrio dos hormônios, com níveis de estrogênio acima do habitual e falta de progesterona.

RASTREAMENTO E DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE ENDOMÉTRIO
A mulher na menopausa sem uso de terapia hormonal deve ter a espessura endometrial de até 4mm. < ou = 4mm o risco de câncer de endométrio é muito baixo, <0,5% dos casos.

Espessamento endometrial e câncer
Espessura endometrial menor que 4 mm, está associado a atrofia endometrial e emhuma doença está presente na maior parte das vezes. Na presença de sangramentos recorrentes e espessura endometrial menor que 4 mm, é importante a avaliação de uma especialista.

Localizado entre a bexiga urinária e o reto, o útero pode variar de tamanho e forma, de acordo com a idade, número de filhos e a estimulação hormonal. Em uma mulher adulta, seu volume normal tem em média de 50 cc a 90cc.

Ocorre quando as células endometriais penetram mais de 5 mm da espessura da parede do órgão ou tecido.

Entretanto, ao longo do ciclo menstrual, o hormônio estradiol produzido pelo ovário começa a proliferar no endométrio, tornando-o progressivamente mais espesso até o momento da ovulação, quando atinge a espessura máxima, que é, em geral, entre 7 e 14 mm.

Tratamento medicamentoso contra endometriose
Para controlar o problema, é necessário o engajamento em um tratamento medicamentoso. Boa parte dos remédios indicados para o tratamento são à base de hormônios. Eles atuam na redução da produção de células do endométrio, para que elas não se formem fora do útero.

O endométrio nada mais é que uma camada grossa e cheia de sangue dentro do útero, que abriga o embrião em seus primeiros estágios.

O ultrassom transvaginal e endovaginal são nomes para o mesmo exame. O desse ultrassom é analisar órgãos e estruturas pélvicas, como: trompas uterinas, endométrio, ovários e o próprio útero. O benefício do exame é que ele garante mais precisão no diagnóstico do que a ultrassonografia abdominal.

A histeroscopia é um dos exames utilizados para o diagnóstico desse tipo de neoplasia. Além disso, o procedimento também detecta a presença de espessamento da camada endometrial, pólipo endometrial e miomas uterinos (tumores não cancerosos do útero, que muitas vezes aparecem durante a idade fértil).

O endométrio aumenta 1 a 2mm/dia e sua espessura ideal no dia da ovulação situa-se entre 7 e 15mm para que ocorra a nidação (fixação do óvulo fecundado no útero).