Qual é o tecido que mais amassa?

Perguntado por: otrindade . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Tecidos com origem natural são o algodão, lã, linho e seda. Eles são resistentes e confortáveis, mas amassam com muita facilidade. Já os tecidos artificiais, como a viscose, poliéster, acrílico e nylon, quase não amassam e secam bem rápido.

Elastano. O elastano, ou lycra, é um tecido incrível que não precisa passar. Bem elástico e com uma supercapacidade de recuperação, o elastano é perfeito para roupas mais justinhas. Está presente naquela blusa que não amassa que a gente adora: básica e estilosa.

elastano

O elastano, ou lycra, é um tecido incrível que não precisa passar. Bem elástico e com uma supercapacidade de recuperação, o elastano é perfeito para roupas mais justinhas.

Tricoline. O tricoline é um tecido produzido com tecido 100% algodão e elastano, assim resulta em um material que quase não amassa, sendo muito fácil de cuidar. Além disso, essa se torna uma peça bastante confortável e que absorve suor.

Acrílico
Muito comum em roupas de frio, o acrílico é uma fibra sintética que resulta em um dos tecidos que não amassam facilmente. Ele é um excelente isolante térmico e, além disso, apresenta uma secagem rápida e facilitada.

Alta resistência e durabilidade
Em primeiro lugar, o poliéster se destaca por ser um tecido de grande resistência e durabilidade. É um material que não fura nem desfia com facilidade, o que vai fazer com que seu tempo de vida útil seja maior.

O tecido viscolinho é uma variação de linho mais confortável. Com aspecto leve (muito indicado para dias quentes), rústico, com um bom caimento e muito conforto. Ele não amassa tanto dando a medida exata da elegância e conforto característicos do linho.

O sued amassado é um tecido de alta resistência a fricção e tem acabamento tipo flanelagem, imitando a pele de camurça amassada. Devido à sua resistência a fricção, o sued amassado é considerado um dos melhores tecidos para a confecção de sofás, cadeiras, poltronas, puffs, almofadas e aplicação em parede.

Utilize o sabão neutro ou específico para peças delicadas.

O cetim é também um tecido sintético como a malha, porém, é produzido com a técnica de entrelaçamento, então não tem elasticidade. Para driblar essa inflexibilidade e trazer maior conforto para alguns tipos de peça, existe a variação do cetim que leva elastano na composição.

Confira a seguir a lista que preparamos com alguns dos principais tipos de tecidos de roupa e suas características.

  • Algodão. O algodão está no topo da nossa lista, pois é o tecido mais conhecido do mundo. ...
  • Renda. Outro tipo de tecido muito conhecido é a renda. ...
  • Viscose. ...
  • Seda. ...
  • Malha.

Viscose. A viscose, conhecida também como seda javanesa, é outro tipo de fibra artificial. Sua origem está na mistura da celulose, obtida por meio da madeira de árvores com pouca resina ou do línter de algodão, com substâncias químicas chamadas acetatos.

TRICOLINE-tecido versátil, não desfia, 100% algodão. É um tecido plano, sem elasticidade, e uma das melhores opções para estampar, graças a sua trama bem fechada.

Porém, a escrita “100% algodão” significa que o tecido não é misturado e é feito de um produto natural composto por fibras colhidas na planta que fornece resistência, maciez e conforto ao produto. Por um lado, esse tecido é resistente o suficiente para durar muitas lavagens, mas, por outro lado, ele é biodegradável.

A malha fria dura mais
A resistências do fios que compõem a malha fria é bastante alta, isso por serem fios criados especificamente para isso, fios criados de forma sintética e com finalidade direcionada a malhas e tecidos de roupa, portanto são mais resistentes que o fio natural de algodão.

A viscose é o tecido perfeito pra fazer blusinhas de alça ou manguinha, vestidos curtos ou longos, mais rodados ou retos e saias com caimento bem leve, por exemplo. Além disso, a viscose tem um caimento super maleável e com bastante movimento para fazer camisas e camisetes. Você também pode fazer calça de viscose.

O Crepe é um tecido plano levemente encorpado, que tem como principal característica o toque suave e o ótimo caimento que proporciona às roupas, sendo ideal para a confecção de peças de vestuário.

A Maximus Tecidos tem uma grande variedade deste, que é considerado o tecido mais leve.