Qual é o termo técnico de febre?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Febre ou hipertermia: a partir de 37,8º C. Hiperpirexia: a partir de 41º C. Hipotermia: temperatura abaixo do normal.

De acordo com Ornelas, quando a temperatura fica entre 37,3°C e 37,8°C, configura o estado febril (também chamado de febrícula). “Ele é causado tanto por uma variação normal ao longo do dia quanto por atividades físicas.

febre – mais de 37,8°C (no ânus) ou mais de 38°C (na axila).

Axilar: entre 35,5 a 37,3 °C. Bucal: 36 a 37,4 °C; Retal: 36 a 37,8 °C.
...
Quais os tipos de febre?

  • Baixa intensidade: entre 37,8 a 38 °C;
  • Moderada intensidade: entre 38 a 39 °C;
  • Alta intensidade: quando apresenta mais de 39 °C.

A OMS define normotermia como a temperatura corporal mantida entre 36,5° – 37,5°C e a literatura mostra que a normotermia está associada a redução da morbimortalidade neonatal.

Hipotermia é definida como uma redução na temperatura central abaixo de 35ºC sendo considerada hipotermia severa uma temperatura central menor que 30ºC.

Acima de 40ºC hiperpirexia. Hipertermia – de 38º a 40ºC. Hiportermia – temperatura abaixo de 35º.

Afebril – Sem febre, apirético. Afonia – Perda mais ou menos acentuada da voz.

SSVV significa Sinais Vitais.
São eles: a pressão arterial, o pulso, a temperatura corpórea e a respiração.

Febre, Pirexia, Hipertermia, Hiperpirexia: aumento da temperatura corporal acima de 37.8°. Hipotermia, Hipopirexia: redução da temperatura corporal abaixo de 35°. Subfebril, Febrícula: aumento da temperatura corporal de 37.1 ° até 37.7°.

Os sinais vitais são: frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial e temperatura.

Valores normais e suas variações:
Temperatura axilar: 35,8°C – 37°C. Temperatura oral: 36,3°C – 37,4°C. Temperatura retal: 37°C38°C. Hipotermia – temperatura abaixo do valor normal.

O que é Hipotermia? Hipotermia é quando a temperatura do corpo se encontra abaixo dos 35°C. O organismo humano, para realizar suas funções metabólicas, precisa apresentar temperatura entre 36°C e 37.5°C.

A hipotermia é justamente o estado oposto ao da hipertermia. Ou seja, enquanto a hipertermia consiste na elevação da temperatura prejudicial ao corpo, a hipotermia se refere ao decaimento indesejado, quando os valores atingem números abaixo de 35 graus.

Hipotermia: causas
Em sua grande maioria, o que causa hipotermia é a permanência humana em locais onde a temperatura ambiente é muito baixa; em outras palavras, exposição ao frio. Nesse caso, a taxa de calor que o corpo cede ao ambiente é muito maior do que a taxa de calor que o próprio corpo humano gera internamente.

Temperatura é a grandeza física que mede o grau de agitação térmica, ou energia cinética, translacional, rotacional e vibracional dos átomos e moléculas que constituem um corpo.

Arrepio ou Calafrio é um sentimento de frio que ocorre no início de uma febre alta. A sensação ocorre durante a febre devido à liberação de citocinas e prostaglandinas como parte da resposta inflamatória, o que aumenta o ponto de ajuste de temperatura corporal no hipotálamo.

Calafrio: contração involuntária da musculatura, às vezes com tremores nos dentes. Caquexia: desnutrição adiantada, emagrecimento. Cefaleia: dor de cabeça.

Normotermia: temperatura corporal normal. Afebril: ausência de elevação da temperatura. Febrícula: 37,2º C a 37,8º C. Febre ou hipertermia: a partir de 37,8º C.

A hipertermia é caracterizada por um aumento drástico da temperatura corporal central, que é definida como a temperatura do coração, pulmão, encéfalo e órgãos esplâncnicos, estando geralmente compreendida entre 36,6 ºC e 37,6 ºC. Na hipertermia, a temperatura corporal central apresenta-se acima de 40 ºC.