Qual é o tipo de aprendizagem?

Perguntado por: eesteves8 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

Existem três formas principais de aprendizado: aprendizado cinestésico, aprendizado auditivo e aprendizado visual.

Os Níveis de Aprendizagem

  • Nível pré-silábico.
  • Nível silábico.
  • Nível alfabético.

Uma teoria da aprendizagem é uma tentativa de descrever o que acontece quando se aprende e como se aprende. Em psicologia e em educação, são os diversos modelos ou padrões que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos.

Por teorias de aprendizagem podemos observar três modalidades gerais: cognitiva, afetiva e psicomotora.

A partir destas competências, os autores definiram quatro estilos de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. Conheça as características de cada um deles.

Tipos de aprendizagem: conheças os 7 existentes e identifique o seu

  1. Espacial. Nessa aprendizagem, os estímulos visuais são fundamentais para a absorção dos conteúdos. ...
  2. Físico-cinestésica. ...
  3. Interpessoal. ...
  4. Intrapessoal. ...
  5. Linguística. ...
  6. Lógico-matemática. ...
  7. Musical.

A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.

Saiba como identificar as dificuldades de aprendizagem nos alunos

  1. Observar o comportamento do aluno durante a aula. Verifique atentamente o comportamento da turma e, se possível, em quais disciplinas ela demonstra mais dificuldade. ...
  2. Verificar o desempenho nas atividades e provas. ...
  3. Analisar a escrita e a leitura do estudante.

Temos 3 fases de aprendizagem: aquisição, retenção e aplicação. O grande fraco do sistema educacional hoje em dia é deixar de lado a fase da aplicação, consequentemente deixando nossa aprendizagem com maus hábitos. Com isso, acabamos não completando o ciclo de aprendizagem, e ela fica deficiente.

Seus estudos definiram a aprendizagem com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano. Para ele, a aprendizagem é a aquisição de conhecimento através das estruturas cognitivas do indivíduo, principalmente o pensamento e a linguagem, e da sua interação com o meio.

As abordagens educacionais objeto de análise são: abordagem tradicional, abordagem comportamentalista, abordagem humanista, abordagem c ognitivista e abordagem sociocultur al.

Vygotsky (2007) defende que o aprendizado do indivíduo não pode ser dissociado do contexto histórico, social e cultural em que está inserido. Para aprender, elaborar conhecimentos e para se autoconstruir, o ser humano precisa interagir com outros membros de sua espécie, com o meio e também com a cultura.

Veja, a seguir, os principais tipos de Transtornos de Aprendizagem:

  • Dislexia.
  • Discalculia.
  • Disortografia.
  • Disgrafia.
  • Transtorno do Processamento Auditivo Central.
  • Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadea.
  • Referências:

Aprendizagem Motora consiste em uma alteração na capacidade do indivíduo em desempenhar uma habilidade motora, que pode ser inferida por uma melhoria relativamente permanente no desempenho, devido à prática ou à experiência (MAGILL, 1998).

Aprendizagem Social: uma das tendências na educação
Alguns exemplos são: flipped classroom (sala de aula invertida); gamification (gamificação) ; project/problem based learning (aprendizagem baseada na resolução de problemas e/ou projetos);

São elas: verbal, lógica, musical, visual, interpessoal e intrapessoal. Tais inteligências devem ser estimuladas de forma que o indivíduo não tenha nenhuma área latente. O aprimoramento inteligível a partir da ativação das inteligências acontecerá de maneira espontânea resultando dos estímulos recebidos.

O processo de aprendizagem nessa etapa da Educação Básica busca enfatizar um completo desenvolvimento da criança. Há uma centralização maior do aprendizado no aluno, visando à construção da sua autonomia, comunicação e criatividade.

A aprendizagem por descoberta apresenta-se ao aprendiz de forma mais ou menos final e com recurso expositivo e o conteúdo principal daquilo que o mesmo deve aprender. O aluno que aprende deve reorganizar um conjunto de informações e integrá-las ao conhecimento que já possui para resolver problemas.

Principais estratégias de aprendizagem

  • Práticas de recuperação. ...
  • Aulas práticas. ...
  • Levantamento de conhecimentos prévios. ...
  • Aula expositiva e dialogada. ...
  • Memorização prolongada.