Qual é o tipo de câncer de Roberto Justus?

Perguntado por: rsoares . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Em tratamento contra câncer na bexiga, Roberto Justus celebra volta ao tênis.

As causas mais comuns de morte por câncer são os cânceres de: pulmão (1,76 milhão de mortes) colorretal (862 mil mortes) estômago (783 mil mortes)

O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de bexiga. Fumantes têm 3 vezes mais chances de ter câncer de bexiga do que aqueles que não fumam. O tabagismo causa cerca de metade dos casos do câncer de bexiga entre os homens e mulheres. Exposição ocupacional.

Entre os tipos de câncer com maior letalidade, o câncer de pâncreas é um dos mais agressivos e silenciosos, com sintomas inespecíficos e que surgem apenas em estágios avançados da doença.

O câncer de traqueia, brônquio e pulmão não é só o mais letal de todos. De acordo com o Inca, 11,99 pessoas morrem no Brasil todos os anos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Sim. Todos os tipos de câncer de pele, incluindo o carcinoma de Merkel e o melanoma, podem ter grandes chances de cura se diagnosticados em sua fase inicial.

Introdução. O carcinoma é o tipo de câncer mais comum nos seres humanos, podendo surgir em praticamente todos os tecidos do nosso corpo. Chamamos de carcinoma o câncer que se origina de um tecido epitelial, ou seja, o tecido que recobre nossa pele e a maioria dos nossos órgãos.

“Tive um câncer de pulmão, fiz tomografia e, como parte do controle, precisaria fazer de tempos em tempos esse exame.

Dos tumores luminais localizados, sem metástase axilar, 60% serão classificados como BAIXO risco, não necessitando de quimioterapia adjuvante. Dos tumores localizados com até 3 linfonodos axilares positivos, até 20% dos casos podem ser classificados como BAIXO RISCO, não necessitando de quimioterapia adjuvante.

Apesar de esses sintomas serem mais prevalentes em pacientes com câncer em estágio avançado, nos casos dos tumores do trato gastrointestinal, como de intestino, pâncreas, esôfago e fígado, o emagrecimento costuma ser um dos sinais mais perceptíveis da doença.

Cada tumor maligno tem as características próprias do órgão no qual se iniciou. Além disso, um mesmo tecido consegue ter uma evolução distinta, que pode ser diferente em cada pessoa. Tumores com aparência idêntica podem ter evoluções completamente opostas.

O principal sintoma da doença é o sangramento visível na urina, então é aquele paciente que vai chegar no consultório falando que viu sangue na urina, que a gente chama de hematúria. Outro indicativo é o desconforto a urinar.

Na maioria dos casos, sangue na urina (hematúria) é o primeiro sinal de alerta do câncer de bexiga. Às vezes, não existe uma quantidade de sangue suficiente para alterar a cor da urina. Dependendo da quantidade de sangue, a urina pode ter uma cor alaranjada ou menos frequentemente vermelha escura.

Pode não ser tão grave
O diagnóstico para qualquer tipo de câncer costuma não ser animador, contudo, esse tipo de tumor pode ser tratado e, em linhas gerais, apresenta até 70% de chance de cura, tudo depende da extensão e do grau de agressividade da doença.

Assim como ocorre com outros cânceres, a doença pode ser assintomática no início. No entanto, a grande maioria dos pacientes vai apresentar algum tipo de sintoma. Daí a importância de se realizar os exames periódicos para rastreio precoce da doença.

Cada tipo de câncer possui sintomas distintos. Não há um sintoma característico de câncer que seja comum a todos os tipos. O que a maioria dos cânceres costuma manifestar são sinais e sintomas inespecíficos, como emagrecimento, cansaço, dor no corpo, etc., que podem ocorrer também em centenas de outras doenças.