Qual é o único mamífero que pode voar?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

morcegos

Único mamífero capaz de voar, estima-se que mais de 1.200 espécies diferentes de morcegos habitam o planeta.

morcegos

Os morcegos têm de 15 centímetros a 2 metros de envergadura. Sua autonomia de voo é muito boa e se você acha que é só o beija-flor que consegue parar no ar, está muito enganado, porque o morcego também consegue!

O ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) é um animal que vive exclusivamente na Austrália e apresenta características muito peculiares. Apesar de botar ovos, ter uma estrutura semelhante a um bico e patas que se assemelham a de patos, esse animal é um mamífero.

Morcego é ave? Não! Ele é um mamífero. Da ordem dos quirópteros, os morcegos são os únicos mamíferos voadores!

Assim, é bom destacar que os únicos animais que podem realmente voar são aves, insetos e morcegos.

Os mamíferos são classificados em três subclasses: Prototheria (monotremados), Metatheria (marsupiais) e Eutheria (placentários), que serão estudadas separadamente.

Pteromyini

Alguns esquilos também voam! Eles são conhecidos como Pteromyini e habitam florestas da Ásia, Europa e América do Norte. Com entre 15 e 25 centímetros de comprimento, têm uma membrana de pele que une as patas dianteiras às traseiras.

O esquilo-voador-lanoso de Yunnan (na imagem) vive nas montanhas do sudoeste da China, região rica em biodiversidade. Um dos habitantes resistentes dessa região é o esquilo-voador-lanoso (Eupetaurus cinereus), um dos maiores esquilos do mundo, que mede cerca de 90 centímetros e pesa aproximadamente dois quilogramas.

vespa-do-mar

A vespa-do-mar é considerada a criatura mais perigosa do mundo, se considerado o potencial de seu veneno, que pode facilmente matar um humano, levando-o à paralisia e, muitas vezes, ao afogamento. Estima-se que aconteçam entre 25 e 50 fatalidades todos os anos com essa espécie.

O colibri-abelha-cubano é o menor pássaro do mundo, medindo apenas cinco centímetros.

Resposta verificada por especialistas. Os poríferos, que são as esponjas do mar, os cnidários como as medusas e águas-vivas, os ágnatos, que são peixes sem mandíbula e todos os nematódeos. Esses são os animais que não possuem língua.

Os animais que não mamam e não tem capacidade de produzir leite não são consideram mamíferos, como por exemplo, as aves, os répteis e os peixes.

Mas a verdade é que golfinho é mamífero. O que diferencia essa classe de animais de todas as outras é o fato de possuir glândulas mamárias e ter pelos no corpo. Já os peixes são bichinhos aquáticos que têm cores, tamanhos e comportamentos diversos, mas que não têm capacidade de produzir leite ou pelos.

“Os morcegos são animais silvestres protegidos por lei, importantes para o meio ambiente ao realizar o controle da população de insetos, dispersão de sementes, polinização, entre outros benefícios. Portanto não devemos matá-los.

Use canela como repelente
Além de muito utilizada na cozinha, a canela exala odor que pode servir como repelente natural contra os morcegos. É uma maneira doméstica que funciona, de modo que basta espalhar bastante canela em pó na área infestada por esses animais.

A alimentação dos morcegos varia conforme a espécie. Assim, existem os que se alimentam de frutos (frugívoros), de néctar e pólen das flores (nectarívoros), de insetos (insetívoros), de pequenos vertebrados (carnívoros) e sangue (hematófagos).

As aranhas voadoras elevam-se no ar como se empreendessem um voo aerostático: orientam o corpo em direcção ao fluxo de ar e libertam fios de seda que aproveitam o vento e o campo eléctrico para levantar voo.

O morcego

“O morcego tem duas asas, pretas, finas e com riscos”.

Não só a galinha, como os galos também não conseguem voar. Isso acontece pois os frangos não possuem ossos pneumáticos. Ou seja, seus ossos são ocos e possuem um peso que não permite que as galinhas voem. Outra razão que impede essa ave de voar é sua musculatura pouco desenvolvida.