Qual é o verbo de choveu?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Choveu ou choveram elogios? O verbo chover, como todos os verbos que indicam fenômenos da natureza, é impessoal, não tem sujeito. Por isso, deve ser conjugado na 3. pessoa do singular em qualquer tempo e modo.

  1. Presente (Subjuntivo) eu. chova. tu. chovas. ...
  2. Pretérito Imperfeito (Subjuntivo) eu. chovesse. tu. chovesses. ...
  3. Futuro (Subjuntivo) eu. chover. choveres. chover. ...
  4. Futuro (composto) (Subjuntivo) eu. tiver chovido. tiveres chovido. tiver chovido. ...
  5. Pretérito Mais-Que-Perfeito (composto) (Subjuntivo) eu. tivesse chovido. tivesses chovido.

Chovendo é a forma conjugada do verbo chover no gerúndio: Hoje vai chover. Já está chovendo.

Cair água, em gotas, das nuvens. [Figurado] Cair ou sobrevir em abundância: os elogios chovem sobre ele.

pretérito perfeito do indicativo: choveu; pretérito mais-que-perfeito do indicativo: chovera; presente do subjuntivo: que chova.

Ele é utilizado para descrever acontecimentos que ocorrem no presente, passado ou futuro, sem que haja incerteza ou dúvida sobre sua ocorrência, afinal o modo indicativo é a certeza das ações. Por exemplo: “Eu estudo todos os dias”, “Ontem choveu muito”, “Amanhã irei viajar”.

CHOVEU MUITO ONTEM À NOITE. O VERBO CHOVER É IMPESSOAL, NÃO POSSUI SUJEITO, INDICA UM FENÔMENO DA NATUREZA.

O verbo indica ação, estado ou fenômeno da natureza. Flexiona por pessoa e por número, podendo estar conjugado na 1ª, na 2ª ou na 3ª pessoa do singular ou do plural. É conjugado de acordo com tempo, modo e voz.

O presente do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de uma ação que ocorre no momento da fala. Assim, ele permite situar o tempo presente indicando uma ação habitual, uma verdade ou características do sujeito. Pode também ser utilizado para falar de ações que acontecerão num futuro próximo.

A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.

O verbo “haver” nos sentidos de “existir”, “acontecer”, “ocorrer” é um verbo impessoal, ou seja, não possui sujeito, e é empregado na terceira pessoa do singular, independente do tempo verbal.

Embora a palavra chuva seja escrita com u, o verbo chover é escrito com o. Este verbo é utilizado maioritariamente como verbo intransitivo e impessoal, sendo conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular: chove, choveu, chovia, choverá,...

Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. As orações e os períodos desenvolvem-se em torno de um verbo.

O verbo “faz”, conjugado na 3ª pessoa do singular e indicativo, é usado quando você quer indicar que alguém ou algo tomou uma ação. Nesse caso, ele é um verbo pessoal, pois está sendo usado em conjunto com um pronome pessoal.

A palavra chuva deriva do latim “pluvia”, com o mesmo sentido.

1 temporal, aguaceiro, pé-d'água, aguada, bátega, borrasca, carga d'água, chuvada, chuvarada, chuveiro, dilúvio, pancada, pancada de água, pé de água, salseirada, salseiro, tempestade, tromba d'água.

Em "vai/vão chover" temos uma locução verbal formada pelos verbos "ir" e "chover", em que "ir" é verbo auxiliar e "chover", principal. Nesses casos, o verbo auxiliar é flexionado de acordo com a "cabeça" do verbo principal.