Qual é o verdadeiro boldo?

Perguntado por: greis5 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

O Boldo do Chile (Peumus boldus) é o verdadeiro boldo, muito indicado para se ter em casa nessa época de festas, pois muitos ainda acabam exagerando na ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos, congestionando o fígado. O boldo é originário da região dos Andes do sul, principalmente nos Andes chilenos.

O boldo pode ser consumido na forma de cápsulas, chás, sucos ou tinturas usando as folhas frescas de boldo brasileiro ou as folhas secas do boldo do Chile.

O boldo-da-terra, por exemplo, consumido em doses elevadas pode levar à irritação da mucosa gástrica e intensificar os efeitos de medicamentos ansiolíticos e hipnóticos. Já o falso boldo, que dá em moita e tem cheiro forte e folhas miúdas e carnudas, não deve ser ingerido.

Existem cinco tipos de boldo, mas os mais comuns e utilizados no Brasil são o Boldo-do-Chile (chamado também de boldo verdadeiro), Peumus boldus Molina, e o Boldo-da-terra (ou falso boldo), Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus, e algumas de suas principais substâncias ativas são a boldina, o ácido rosmarínico e a ...

O boldo brasileiro é o melhor do mundo", assegura Amaury Jr., engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Até agora, boas notícias. Mas existem outras espécies de boldo que podem fazer mal à saúde.

Outra planta também conhecida pelo nome popular de “boldo” no Brasil é a espécie Gymnanthemum amygdalinum (Boldo Alumã) pertencente a família Asteraceae e que também apresenta o sabor amargo.

Trata-se de um arbusto com caule macio e folhas verdes aveludadas, que apresenta fácil manejo e pode ser cultivado em vasos, jardineiras ou canteiros. O primeiro passo é escolher a variedade de boldo.

Esse chá pode ser preparado utilizando as folhas frescas do boldo brasileiro, também conhecido como falso boldo ou boldo da terra, e cujo nome científico é Plectranthus barbatus, mas também pode ser feito com as folhas secas do boldo do Chile ou boldo verdadeiro, da espécie Peumus boldus Molina.

Os mais conhecidos, e utilizados para aliviar os desconfortos gastrointestinais, são o do Chile (Peumus boldus Molina), o da terra (Plectranthus barbatus) —também chamado de falso-boldo e boldo-de-jardim— e o baiano (Vermonia condensata).

O chá de boldo é um excelente remédio caseiro para tratar fígado gorduroso, porque estimula a secreção da bile, um composto que ajuda na digestão dos alimentos, prevenindo sintomas como dor de cabeça, náuseas e mal estar.

Assim, ao acrescentar o manjericão ao chá de boldo, você também absorverá os benefícios da planta que contribuem para a manutenção dos ossos e dentes e ajuda a controlar a pressão arterial.

O chá de boldo é conhecido principalmente por conter ações digestivas. Tudo isso porque ele ativa a produção da bile pelo fígado, melhorando a divisão dos alimentos. Além disso, ajuda a diminuir dores e cólicas intestinais.

Benefícios do chá de boldo com limão
O limão é rico em vitamina C, antioxidantes e ácido cítrico, que podem ajudar a melhorar a digestão, reduzir a inflamação e proteger as células contra danos oxidativos", pontua o nutricionista Felipe França.

O boldo do chile é uma planta herbácea ou subarbustiva. Suas folhas são suculentas, de sabor amargo. Suas partes utilizadas são as folhas, por meio de infusões. É muito comum seu uso em forma de chás ou macerados.

Não se deve ultrapassar 4 semanas consecutivas e o ideal é usá-lo por tempo bem inferior a este, que deve ser determinado por um profissional. Em quantidade excessiva pode causar intoxicação no fígado, náuseas, vômitos e diarreia.

Originário do leste da Africa, pertencente família Lamiaceae, o boldo miúdo também conhecido como boldo chinês, tapete de oxalá, é uma planta rasteira, de folhas suculentas e sabor amargo. Usado em forma de chás ou macerados.

O boldo-brasileiro se distingue do boldo-gambá pelo tamanho das folhas, mas ambos auxiliam nos problemas de gastrite e úlcera. O falso-boldo, originário da África, pode medir até 4 metros de altura e atua no sistema digestivo. É utilizado para diminuição de gases, tratamento de inflamação na vesícula e males do fígado.

A infusão das folhas e flores desta planta são usadas no tratamento de distúrbios do fígado e da azia. Estimula a digestão e pode também atuar como analgésico. Aconselha-se que deve consultar sempre um profissional de saúde, antes de utilizar esta ou qualquer outra planta para fins medicinais.

O Boldo de Jardim, ou Boldo da Folha Larga, ou simplesmente Boldo, é uma planta muito comum em muitas casas e jardins pelo Brasil. Talvez uma das plantas que primeiro passa pela memória da maioria das pessoas quando se fala em Plantas Medicinais, pelo seu largo e popular uso para problemas digestivos.