Qual é o verdadeiro valor do ser humano?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

O verdadeiro valor de um ser humano é determinado pela sua capacidade de libertar-se de si mesmo. Apesar da vida humana não ter preço, agimos sempre como se certas coisas superassem o valor da vida humana. Cada coisa tem o seu valor; ser humano, porém tem dignidade. O ser humano possui um importante valor...

É abraçar, se entregar, sonhar, recomeçar tudo de novo. É desenvolver a arte de pensar e proteger a emoção. Mas, acima de tudo, ser livre é ter um caso de amor com a própria existência e desvendar seus mistérios.

Quando sabemos o nosso valor, não é qualquer coisa que nos satisfaz e atinge.

O maior valor do homem está em reconhecer nos seus semelhantes as diferenças e respeitá-las como diferenças. E não se comparar com o outro, mas com si mesmo e com o melhor que pode ser.

O ser humano, na dinâmica bíblica, é um ser essencialmente sagrado, pois vive num processo contínuo de desenvolvimento, de aprendizagem, de conversão, de transcendência de si, na relação com o próximo e na relação com Deus. O ser humano, ao reconhecer-se como ser sagrado, ser trans- cendente, assim se realiza.

O que importa não é o sentido da vida de um modo geral, mas sim o sentido específico da vida de uma pessoa, em determinado momento de sua existência. Cada um tem sua vocação, sua missão pessoal, para a qual precisa executar tarefas específicas.

O maior valor da vida é o que você se torna.” Os valores que prevalecem nas sociedades ditas desenvolvidas baseiam-se essencialmente em aparências e no consumismo exacerbado. Para muitos o “ter” tornou-se primordial, deixando para segundo plano o “ser”.

Quanto vale a sua vida? Segundo padrões humanos, nada, mas segundo o amor e a graça de Deus, assim como a vida de Saul, sua vida tem um grande valor para Deus. Por isso, viva! Viva da única maneira que é possível viver, crendo em Cristo como seu único e suficiente Salvador.

O mais valioso de nossa vida não se mede pelas posses materiais, mas sim pelas emocionais. Pode ser que esqueçamos disso, mas no final das contas, tudo termina sendo mais simples quando temos alguém ao nosso lado. Ter um coração emocional cheio de amor e de amizade é o que realmente importa com o passar do tempo.

A vida humana, aos olhos da maioria, tem valor imensurável. Sua singularidade e importância faz com que não seja viável qualquer quantificação. Porém, no mundo jurídico é necessário estabelecer um quantum para efeitos de indenização. Seguindo essa linha de raciocínio, algumas empresas já se manifestaram nesse sentido.

Valorizar a vida não significa fugir da rotina ou buscar emoções extremas para sentir o seu coração bater. Significa abrir os olhos, estar atento aos detalhes e aproveitar o momento. É tomar consciência do que você é e tem para ser grato e lutar para mantê-lo.

Valor é o preço, o custo, o montante, a estimativa em dinheiro de alguma coisa. É o equivalente justo em dinheiro do que se pode ser comprado ou vendido. É o preço de mercado.

Eis a minha resposta: É porque, por mais que algo seja reforçador para você, se você tiver aquele reforçador disponível, sem precisar de muito esforço, acabará aprendendo que não precisará agir no sentido de mantê-lo. Além disso, quando temos um reforçador em excesso tendemos a nos saciar dele.

"Quando sabemos quem somos, não precisamos andar excessivamente preocupados com o que as pessoas pensam a nosso respeito." Aliás, quando estamos bem com a nossa consciência, o que os outros pensam a nosso respeito não nos interessa, nem nos afeta, minimamente.