Qual entidade que gosta de doce?

Perguntado por: uarruda . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 14 votos

Por causa desses gestos, o dia de São Cosme e Damião é festejado com a oferenda de doces e guloseimas aos Erês, no terreiros de Umbanda.

Para a Festa de Erês: traga tudo o que tiver vontade, desde bolos, maria mole, suspiro, doce de leite, doce de batata doce, marshmallows, pipoca doce, balas, pirulitos, refrigerantes, enfim... tudo o que quiser, pois será consumido pela assistência, médiuns e Erês em terra.

Na umbanda, a cocada é usada como oferenda para as entidades conhecidas como baianos e erês.

A Oferenda para Oxum
Também tem apreço pelo adum que é um alimento preparado com farinha de milho, mel de abelha e azeite doce.

Por que alimentar o Exu? Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.

As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.

8 receitas de doces e guloseimas para celebrar São Cosme e Damião

  • Pipoca caramelizada. Um dos principais petiscos a ser distribuído em homenagem aos irmãos gêmeos é a pipoca. ...
  • Pé de moleque. ...
  • Cocada cremosa. ...
  • Marshmallows. ...
  • Brownie de chocolate. ...
  • Paçoca. ...
  • Maçã do amor. ...
  • Bala de coco.

"Foram pessoas muito fiéis a Jesus Cristo e, diz a tradição, que não sofreram nenhum ferimento por água, fogo, ar e nem mesmo a cruz. Eles, então, foram decapitados por uma espada.

O Erê no Candomblé, é normalmente muito irrequieto, barulhento, às vezes brigão, não gosta de tomar banho, e nas festas se não for contido pode literalmente botar fogo no oceano.

Com duas latas de refrigerante, deposite a sua oferenda em um parquinho de crianças ou em um jardim florido; Em seguida, acenda uma vela rosa e outra azul e coloque-as ao lado de cada prato de doce; Para finalizar, faça o seu pedido aos Erês e, quando ele for atendido, faça outra oferenda para agradecer.

Nos rituais, os erês costumam se comportar como crianças que desconhecem os padrões de comportamento vigentes. Fazem perguntas inapropriadas, pedem doces e se expressam com a dificuldade típica de uma criança que ainda aprende a falar. Simbolicamente, os erês representam a pureza e a inocência de espírito.

A senhora das águas e da vida se alegra com velas brancas, azuis ou rosas, champagne, calda de ameixa ou pêssego, manjar, arroz-doce, melão e rosas brancas, sempre colocados à beira-mar.

Mamão, laranja doce, maracujá doce, banana, uva rosada, maçã, graviola, abacate, carambola, limão, romã, melão, pitomba, seriguela, lima da pérsia, cereja, ameixa, coco, morango, marmelo.

Omolocum - comida ritual da Orixá Oxum, é feito com feijão fradinho cozido, refogado com cebola ralada, pó de camarão defumado, sal, azeite de dendê ou azeite doce.

Oxum é a Yabá relacionada às águas doces. Seus domínios são os rios, as quedas d'água, as cachoeiras e os desemboques, locais em que os rios encontram com o mar. Oxum é uma Deusa vaidosa que adora flores, perfumes, jóias e tecidos caros e bonitos. Sua cor é o Dourado, pois está relacionada ao Ouro.

Enquanto os filhos de Oxum são diplomatas e sinuosos, os de Iemanjá se mostram mais persuasivos e bem intencionados. São capazes de fazer chantagens emocionais, mas não diabólicas. A força e a determinação fazem parte de seus instintos básicos, e a amizade e o companheirismo são valores essenciais para eles.