Qual eo significado de pedantismo?

Perguntado por: omachado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

substantivo masculino Comportamento ou ação da pessoa pedante, de quem faz alarde de conhecimentos que não possui. Modo de proceder de quem é pretensioso, de quem mostra qualidades superiores às que realmente possui. Etimologia (origem da palavra pedantismo). Pedante + ismo.

Significado de Afetado
adjetivo Que mostra afetação, que não é natural ou exagerado: comportamento afetado. Sujeito pedante, presunçoso e vaidoso.

1 afetado, pernóstico, ufano, esnobe, snob, arrogante. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 altivo, amaneirado, arrogante, entufado, fátuo, imodesto, jactancioso, orgulhoso, presumido, presunçoso, pretensioso, soberbo, ufano, vaidoso.

Pedante é um adjectivo que resulta da língua italiana e que faz referência à pessoa altiva, pretensiosa e presumida.

Pedante é um adjetivo na língua portuguesa que qualifica algo ou alguém que exibe de modo arrogante certo grau de erudição ou cultura. Como um substantivo, o termo pedante nomeia a pessoa que aparenta ter conhecimentos que não possui, na realidade.

Prolixo é aquela pessoa que se prende a um longo discurso, com explicações supérfluas e se estende demoradamente, tornando o discurso enfadonho e entediante. Ex: O discurso prolixo do político acabou com o problema de insônia da plateia.

Prepotente é um adjetivo de dois gêneros com origem no latim praepotens que significa uma pessoa muito poderosa e influente que abusa do seu poder e autoridade.

Em português podemos citar algumas palavras sinônimas, como um sabichão, crânio, gênio ou Maria sabichona (este último usado apenas em mulheres). Consequentemente, o sabe-tudo é uma pessoa pedante e arrogante, uma atitude socialmente desaprovada.

Arrogante expressa uma característica negativa de um indivíduo que carece de humildade, que se sente superior aos outros. Ser arrogante significa ser altivo, prepotente, ter a convicção que é expert em vários assuntos e, por isso, não ter interesse em ouvir outras opiniões.

O adjetivo petulante indica que alguém é atrevido, insolente e arrogante, demonstrando pouco respeito pelos outros e pelas coisas. Indica também que alguém é presumido, sendo excessivamente confiante, e ousado, sendo uma pessoa com ímpeto e coragem.

Uma pessoa vulnerável é aquela que está desprotegida, que não tem apoio, que pode não ter as necessidades mínimas cobertas. Por exemplo, uma pessoa que ficou sem casa, que não pode ir à escola ou ao hospital, é uma pessoa vulnerável.

Excêntrico é um adjetivo que significa aquele que desvia ou se afasta do centro, ou que não tem o mesmo centro. No sentido figurado, excêntrico significa tudo aquilo que é extravagante, esdrúxulo, esquisito, ou seja, fora do comum. Ex: comportamento excêntrico, arquitetura excêntrica etc.

O mesmo que: sofre, pena, amarga, curte, grama, tolera, suporta, enfrenta, resiste.

1 afetado, ufano, esnobe, altaneiro, altivo, amaneirado, convencido, desdenhoso, desvanecido, empafiado, emproado, entufado, imodesto, insolente, jactancioso, orgulhoso, pedante, presumido, presunçoso, pretensioso, soberbo, sobranceiro, vaidoso, vanglorioso, assoberbado, alteroso, bizarro, cachaceiro, chibante, ereto, ...

2 grandioso, magnífico, esplêndido, eminente, ostensivo. 3 luxuoso, pomposo, ostentoso. 4 altivo, amaneirado, arrogante, entufado, fátuo, imodesto, jactancioso, orgulhoso, pedante, presumido, presunçoso, pretensioso, ufano, vaidoso.

Significado de Arrogante
adjetivo Que possui, demonstra ou expressa arrogância; insolente: diretor arrogante. Etimologia (origem da palavra arrogante). A palavra arrogante deriva do latim "adrogans,antis", que significa "arrogante, soberbo".

Que ou quem gosta de usar palavras ou expressões difíceis ou pouco usuais e cujo significado, geralmente, não conhece bem.

Característica de quem tem presunção, vaidade ou aquele que deseja ser bem mais do que é realmente: os pretensiosos nunca entendem a rejeição. Característica do que é muito rebuscado, pedante. Etimologia (origem da palavra pretensioso).

Impio significa desumano, desnaturado, insensível. É aquela pessoa que não tem piedade, que age cruelmente. Um indivíduo impio é uma pessoa indiferente, intolerável, que pratica barbaridades, que tortura.