Qual era a dança dos anos 60?

Perguntado por: eornelas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Twist

O “Twist” é uma dança inspirada pelo Rock n' Roll, que se desenvolveu no final dos anos 50 e início de 60. A partir de 1960, o “Twist” ficou extremamente conhecido, sendo introduzida em vários países.

A dança “Twist” ficou conhecido no mundo inteiro nos anos 60, atingiu enorme popularidade e inspirou diversas músicas e filmes. O artista Chubby Checker popularizou o “Twist” no início da década de 60. Com o lançamento do sucesso “The Twist”, a dança foi amplamente conhecida em diversos países.

Balletomania – extraordinário entusiasmo pela dança – ressurge de tempos em tempos. Durante as décadas de 1960 e 70, uma junção de sorte, talento, criatividade, visão, política e dinheiro criou o que é carinhosamente lembrado como o boom da dança.

Os casais, geralmente apresentados por amigos em comum, passavam semanas apenas conversando. Só depois rolavam mãos dadas e, talvez, um beijinho. O máximo de contato, em público, era dançar mais juntinho. Os drinques da época eram a cuba libre (rum com Coca-Cola) e o hi-fi (vodca com refrigerante de laranja).

O surgimento do feminismo e os movimentos civis em favor dos negros e homossexuais irão dar a tônica para as reivindicações nos anos seguintes. Foi assim que movimentos como os hippies, contrários à Guerra Fria e do Vietnã, surgem para encabeçar os ideais pacifistas da época.

Dança contemporânea

Dança contemporânea
Surgida nos anos 1960, a dança contemporânea é hoje uma das mais praticadas e estudadas pelos profissionais da dança. É caracterizada pela mistura de estilos e pela improvisação.

Nesse sentido, pode-se dizer que a dança indígena foi a pioneira no Brasil.

Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento. Enquanto arte, a dança se expressa por meio dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público.

Rock and Roll

Os anos 60 foram marcados pela popularização do Rock and Roll com bandas como The Beatles, The Rolling Stones, Credence Clearwater Revival, The Who, entre tantas outras. Nessa época, também, a música era considerada pelos jovens como um ato político, por isso os influenciava tanto.

Nos anos 60, o cenário musical era bem definido. Os sucessos dos membros da Jovem Guarda, como Roberto Carlos, Wanderléa, Erasmo Carlos e Sérgio Reis, dominavam as paradas musicais. Inspirado no Rock, sua música era mais agitada, o famoso “iê-iê-iê”, ao som de guitarras e baterias, sem tanta preocupação com o conteúdo.

A Dança Sênior® é uma atividade lúdica, composta por diferentes coreografias, com movimentos rítmicos e simples movidos por canções folclóricas. Pode ser considerada como uma estratégia para prevenção da inatividade, para a socialização e para a promoção da qualidade de vida no envelhecimento.

A dança contemporânea se desenvolveu em meados do século XX (por volta dos anos 1960), tornando-se popular na década de 1980.

Nessa década se dançava mambo e shufle. Os mais dançados eram chamados de discoteca como as famosas danças de John Travolta e um estilo muito sensual conhecido como Calypso. Era muito comum, dançar lambadas,salsas,discoteca e break.

No início da década de 2000, o dance-pop ainda era proeminente e de estilo altamente eletrônico, influenciado por gêneros como trance, house, techno e electro. No entanto, como o R&B e hip hop se tornaram extremamente populares desde o início da década, o dance-pop muitas vezes emprestou influências da música urban.

Hits de samba raiz agitavam a festa, além da variação romântica, que era um dos momentos mais esperados da festa: dançar lentamente com um par que gostou. Nas ruas, era comum pular o Carnaval com roupas cotidianas, mas sempre com um adereço que remetia à festa: máscara, chápeus ou calçados diferentes.

Nos anos 90, as danceterias já eram chamadas de boates. Quem queria curtir o "rock" capixaba seguia para a Esfera, na Enseada do Suá (com uma grande escultura segurando um globo), a Loft, em frente à Ufes, ou curtia o banho de espuma que caia do teto nos frequentadores da boate Zoom, na Mata da Praia.

Eram improvisadas uma pista de dança com grandes caixas de som aonde eles curtiam algumas bandas mais alternativas da época e também um palco que a maioria das vezes traziam pequenas bandas da região.

Os anos 60 foram marcados pelo início da ditadura militar no Brasil e por revoluções que deixaram muitas lições para a história. A década de 60 também foi um ano de revolução na cultura brasileira. Em específico na música brasileira houve uma revolução em forma de protestos.

No âmbito musical, os anos 60 foram marcados pelo rock e pela black music que teve sua origem nos EUA em meio ao surgimento do movimento negro e da ascensão de Martin Luther King como um dos líderes desse movimento.