Qual era a função dos mestiços?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 20 votos

Fruto do envolvimento entre o europeu e o indígena, os mestiços viviam à margem da política colonial, sobrevivendo de expedientes variados nos espaços urbanos e rurais hispânicos. Poderiam trabalhar em serviços braçais, no artesanato, em funções militares ou auxiliarem na vigia dos trabalhadores nativos.

Na sua origem a palavra vem do latim para qualificar aqueles nascidos de pessoas/pais de raça diferente: filho mestiço de branca e negro.

Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários. Negros e índios: estavam na base da pirâmide social.

Fruto do envolvimento entre o europeu e o indígena, os mestiços viviam à margem da política colonial, sobrevivendo de expedientes variados nos espaços urbanos e rurais hispânicos. Poderiam trabalhar em serviços braçais, no artesanato, em funções militares ou auxiliarem na vigia dos trabalhadores nativos.

A miscigenação no Brasil deu origem a três tipos fundamentais de mestiço: Caboclo, Mulato e o Cafuzo.

Inicialmente em defesa da 'Metrópole', os “Criollos”, perceberam que era possível criar um 'Governo Autônomo', então, passaram a liderar a luta pela libertação das colônias espanholas. Desejavam: liberdade, igualdade de direitos e participação política.

A mita era uma instituição de origem inca, utilizada por essa civilização quando da formação de seu império, antes da chegada dos europeus. Consistia na exploração das comunidades dominadas, utilizando uma parte de seus homens no trabalho nas minas.

Os criollos aproveitaram a instabilidade política e começaram a organizar um movimento pela independência das colônias espanholas. As ideias iluministas já estavam difundidas pela América e ajudaram a unir as forças contra o poder espanhol.

Atualmente, o conceito de mestiço continua a ser usado para descrever as pessoas de várias etnias. No Brasil, por exemplo, os mestiços são a maioria da população, fruto da mistura entre europeus, índios e africanos.

A miscigenação no Brasil deu origem a três tipos fundamentais de mestiço: Caboclo = branco + índio; Mulato = negro + branco; Cafuzo = índio + negro.

A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

Os criollos, que temiam mais do que tudo as rebeliões populares, tiveram então de organizar sua luta pela independência colonial, ao mesmo tempo em que submetiam as massas populares, garantindo, assim, a manutenção dos seus privilégios.

Os poderosos criollos controlavam as terras e, agora, também tomavam a frente das esferas de poder político. Ao mesmo tempo, a vasta população indígena continuava a vivenciar a mesma situação de exploração e miséria anteriormente experimentada.

Chapetones – colonos brancos nascidos na Espanha, eram privilegiados. Criollos – brancos nascidos na América e descendentes dos espanhóis. Eram ricos, proprietários de terras mas, não tinham os mesmos privilégios dos Chapetones.

As mestiçagens, segundo Gruzinski, são todas as misturas que podem decorrer a partir da presença de diversos povos no continente americano. Logo, é um fenômeno dos descobrimentos e das colonizações europeias, não é um dado de identidade nacional de um país, como de certa forma apresentam as obras de Freyre.

Com o passar dos anos, os povos que chegaram ao Brasil começaram o processo de miscigenação e deram origem aos mestiços. Mulatos - descendentes de brancos e negros; Caboclos – descendentes de brancos e índios; Cafuzos – descendentes de negros e índios; Responda: 1) O que você entendeu por miscigenação?

A encomienda permitia ao encomendero, um fidalgo espanhol, a cobrar tributos na forma de trabalho ou de bens materiais à determinada população indígena. Em troca, o encomendero deveria evangelizá-las, cuidá-las e defendê- las. As encomiendas eram hereditárias, mas não perpétuas.