Qual era a idade de Jeremias quando foi chamado por Deus?

Perguntado por: ogouveia . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.3 / 5 5 votos

Jeremias nasceu em uma família de sacerdotes e pregou ao reino do sul (Judá) por aproximadamente 40 anos, e “pregou contra a idolatria e a imoralidade” (Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”).

A vida de Jeremias foi repleta de pesares, mas sua reação às provações nos ensina e inspira. Ele foi espancado e aprisionado por profetizar contra o reino de Judá. Sua vida era constantemente ameaçada. Contudo, Jeremias foi como uma “coluna de ferro” em meio à adversidade e oposição.

A mais terrível deportação, porém, se deu em 586, quando ocorreu a queda de Judá (Jr 52:29). Esta pode ser considerada a data oficial do início dos 70 anos do cativeiro, profetizados pelo próprio profeta Jeremias (25:11-12; 29:10).

Como diz Jeremias 17 9, seu coração é enganoso e para ele deixar de enganá-lo faça de tudo para ter um ambiente e pessoas que te influenciem a isso.

Jeremias nasceu de uma família de sacerdotes e pregou ao reino de Judá por aproximadamente 40 anos, “pregando contra a idolatria e a imoralidade” (Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Jeremiah”).

Quando lá chegaram, Jeremias profetizou que Nabucodonosor, o rei da Babilônia, conquistaria o Egito também.

Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a). (Ver v. 8.) A advertência em Jeremias 3 é para a “irmã” de Israel, Judá, que não parecia ter aprendido com os erros de Israel.

Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

Jeremias profetizou ao rei Zedequias que se o povo de Judá se rendesse para a Babilônia, eles não seriam destruídos.

Jeremias prega durante o reinado de Zedequias e profetiza que a Babilônia conquistará Jerusalém e que os que sobreviverem e forem levados para a Babilônia viverão em cativeiro por 70 anos. Ele também profetiza que, nos últimos dias, o Messias voltará, reinará e coligará Seu povo.

Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.

Jeremias amaldiçoou os que ainda estavam em Jerusalém e confiaram nos ensinamentos dos falsos profetas que prometeram livramento imediato dos babilônios. Ele também amaldiçoou um falso profeta que estava enviando mensagens falsas para os judeus da Babilônia.

Os governantes lançam Jeremias em uma cisterna lamacenta — Ele é libertado por Ebede-Meleque, um etíope, e colocado no átrio da guarda — Jeremias aconselha Zedequias a respeito da guerra.

É considerado o autor de dois dos livros da Bíblia: Livro de Jeremias. Livro das Lamentações.