Qual era o mistério do Velho do Rio?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.2 / 5 8 votos

Os mistérios do personagem Velho do Rio, interpretado por Osmar Prado em Pantanal, terão desdobramentos nos capítulos da novela nesta semana. Após ser baleado com um tiro de espingarda por Muda (Bella Campos), ele foi salvo por Trindade (Gabriel Sater), um peão capaz de invocar o próprio diabo com sua viola.

Na versão original que foi ao ar em 1990, o personagem era interpretado por Cláudio Marzo e na verdade se tratava do velho Juventino, pai de José Leôncio, que sumiu quando jovem e virou uma figuira encantada, protetor Natureza e que virava sucuri, a maior de todas do Pantanal.

Pantanal tem feito um grande sucesso na programação da TV Globo. E para não perder o costume, a coluna revela tudo o que vai acontecer nos próximos capítulos da novela de Bruno Luperi. Após ser salvo pelo Velho do Rio (Osmar Prado), José Lucas (Irandhir Santos) descobrirá que seu avô se transforma em sucuri.

Agora, na reta final do folhetim, Tadeu, interpretado por Marcos Palmeira em 1990 e por José Loreto nesta versão, escuta uma conversa entre Filó e Zé Leôncio que indica que o rapaz não é filho biológico dele. É o próprio José Leôncio que faz essa revelação arrasadora.

Velho do Rio (Osmar Prado) se transformará em sucuri para ajudar o plano de vingança de Alcides (Juliano Cazarré) contra o fazendeiro. Na sequência, Alcides irá até a fazenda e verá Tenório pegando seu barco.

Sem questionar nada ou duvidar do que vê, a mulher-onça não pensa duas vezes e o ajuda, fazendo com que a serpente se salve e volte à forma do Velho do Rio que sempre cuidou dela e da mãe dela também.

Em uma das cenas iniciais da novela, foi usada uma cobra verdadeira, de 4 metros e 40 quilos, com a supervisão da médica veterinária Ellen Eguchi. Na ocasião, o ator Erom Cordeiro participou das sequências, contando que o animal se chama Bonita e é uma sucuri-verde.

De volta ao Pantanal com Juma (Alanis Guillen), Jove (Jesuíta Barbosa) reencontrará o Velho do Rio, responsável por cuidar dele durante o período em que ficou perdido no mato.

O fazendeiro tem um final trágico após o casamento com Filó (Dira Paes). Após sentir alguns sintomas estranhos, ele se recusou a fazer todos os exames. Com isso, sua doença acabou se agravando, a ponto de levá-lo a um infarto. O poderoso falece após um ataque cardíaco durante a noite, sozinho na sala de sua casa.

Em Pantanal, José Leôncio (Marcos Palmeira) finalmente vai ver o Velho do Rio (Osmar Prado). O encontro entre pai e filho acontece no último capítulo da novela, que vai ao ar em outubro na Globo.

Enquanto isso, o Velho do Rio, em conversa com Juma, vai confessar que o rapaz não é filho biológico de José Leôncio. A revelação bombástica está prevista para ir ao ar na próxima semana. Leia a matéria completa em Resumo das Novelas Online, parceiro do Metrópoles.

Tadeu esperou que os irmãos ganhassem distância e ultrapassou os dois. Foi o vencedor, feliz da vida. Jove e José Lucas comemoraram a vitória do irmão.

Ele continuará: "Acorda, Juma... Levanta como uma Marruá! Luta como a guerrêra que ocê é!".

Alcides foi castrado na novela em 1990
Na primeira versão, Tenório (Antonio Petrin) descobriu o caso entre Bruaca (Angela Leal) e Alcides (Ângelo Antônio) e tomou uma medida drástica. O salafrário simplesmente decepou o órgão genital do peão, em uma das cenas mais vistas do folhetim em 1990.

Alcides crava a zagaia no rival, que vai parar na beira do rio. Ele é puxado por uma sucuri (Velho do Rio) e acaba devorado por piranhas. Assim como na versão de 1990, Tenório morre em Pantanal.

Zé Leôncio vai morrer fisicamente, mas seu espírito terá outro desfecho. Ele vai assumir o lugar do novo Velho do Rio após o descanso do espírito do pai. Sua última cena será com os netos: a filha de Jove e o filho de José Lucas, que assumirá a paternidade do filho de Irmã após saída de Trindade da trama.