Qual era o nome da baleia que engoliu Jonas?

Perguntado por: isalgueiro . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.7 / 5 6 votos

Mas, as baleias Bryde, mesmo sendo gigantes da natureza, são conhecidas por serem animais muito dóceis. Poucos segundos depois, cerca de 15 metros adiante, a pressão foi aliviada, e Rainer foi expelido da boca daquele incrível animal.

1. Em espírito de oração, estude: Jonas 1:1–2—Jonas é chamado para ir a Nínive pregar arrependimento ao povo. Jonas 1:3–7—Jonas foge em um navio, é jogado ao mar e é engolido por um grande peixe.

O Senhor disse a ele que avisasse ao povo de Nínive que a cidade seria destruída se eles não se arrependessem. Mas o povo de Nínive era inimigo dos israelitas. Jonas não queria pregar a eles. Então, embarcou em um navio para ficar longe de Nínive.

Jonas 1:1–2—Jonas é chamado para ir a Nínive pregar arrependimento ao povo. Jonas 1:3–7—Jonas foge em um navio, é jogado ao mar e é engolido por um grande peixe. Jonas 2:1–2, 10—Jonas ora ao Senhor e é vomitado em terra seca pelo peixe. Jonas 3—Jonas profetiza a queda de Nínive.

1) Nem sempre sua missão é aquilo que você deseja. 2) Fugir da presença e da vontade de Deus, pode trazer perdas para os que estão com você "no barco". 3) Fora do propósito, você não tem vontade de viver. 4) Mesmo quando pensar que tudo acabou, Deus ainda te chama.

7 Mas Deus enviou um bicho, no dia seguinte ao subir da alva, e feriu a aboboreira, e ela secou. 8 E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus ordenou um vento quente oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.

Nos textos bíblicos, o profeta Jonas foi chamado por Deus para viajar até Nínive e cometeu uma desobediência, ao rumar para Társis. Preso em uma tempestade, foi tragado por um “peixe gigante”, que o vomitou, três dias depois, assim que decidiu corrigir a rota.

Foi então que “deparou o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe” (Jonas 1:17).

No mar, Jonas é engolido por um grande peixe, e, dentro deste, ora ao Senhor. Deus, então, ouve essa oração e ordena que o peixe vomite Jonas, e este, agora em terra, vai até Nínive, a fim de pregar àquela cidade. Sua pregação é de destruição — a cidade seria destruída em 40 dias!

Nínive era uma cidade imensamente grande, e eram precisos três dias para a percorrer. Jonas entrou na cidade e andou um dia inteiro a apregoar: "Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída."

Num segundo momento, porém, o mais importante ocorreu durante a pregação do profeta: ficou claro para os ninivitas que Jonas era o mensageiro do Deus único, criador de todas as coisas, que comandava tudo, inclusive o grande peixe.

85 anos (1936–2022)

Não me sinto digno do amor do Salvador. Como posso superar esse sentimento e reconhecer meu valor próprio? Eu me arrependi, mas ainda sinto muita culpa. Como posso ter paz?

três dias

O jejum de três dias de Nínive comemora os três dias que o Profeta Jonas passou dentro da barriga do Grande Peixe e o subsequente jejum e arrependimento dos ninivitas na mensagem de aviso do profeta Jonas, de acordo com a Bíblia. (Livro de Jonas).

Capital do reino da Assíria, na margem esquerda do rio Tigre, na antiga Mesopotâmia, Nínive, cujo nome significava "bela", encontra-se próxima da atual cidade de Mossul, no norte do Iraque. Na Bíblia, Jonas é enviado a Nínive para converter o seu povo e, assim evitar a sua destruição (Jonas, 3, 1-10).

Nínive estava situada a noroeste, à margem leste do rio Tigre. Em vez de ir para lá, Jonas fugiu para Jope, embarcou em um navio e partiu para Társis, era o lugar mais longínquo para Jonas fugir da presença de Deus. Nós também temos nossas próprias “Társis e Nínive”. Társis é o lugar de fuga.

Nínive era a florescente capital do império Assírio (2Reis 19:36); e foi, ostensivamente, a casa do Rei Senaqueribe, Rei da Assíria, durante o reinado bíblico do rei Ezequias e da carreira profética de Isaías.

O Senhor chamou Jonas para pregar ao povo de Nínive, mas Jonas fugiu e acabou sendo engolido por um grande peixe. Depois que Deus o libertou, Jonas viajou para Nínive e profetizou que o Senhor destruiria a cidade devido a sua iniquidade. O povo de Nínive se arrependeu, e Deus poupou a cidade.

Jonas, filho de Amitai, era de uma cidade chamada Gate-Hefer, em Zebulom, um território de Israel (ver Jonas 1:1; II Reis 14:25).

Jonas 4 Jonas fica furioso com a decisão do Senhor de mostrar misericórdia ao povo. O Senhor ensina a Jonas a respeito de Sua preocupação pela salvação do povo de Nínive.