Qual Estado brasileiro mais tranquilo para se morar?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 15 votos

No ranking de 2022, a cidade de São Paulo (incluindo a região metropolitana) é a que tem a melhor qualidade de vida no Brasil, com um IDHM de 0,842. Em segundo lugar vem Florianópolis, em Santa Catarina, com um índice de 0,833, seguida de Curitiba, capital do Paraná, com IDHM de 0,810.

Santa Catarina. Santa Catarina abriga algumas das melhores cidades para morar e trabalhar do país. Florianópolis, por exemplo, é um dos grandes pólos de desenvolvimento tecnológico do país, além de ser recheada de Startups.

1- Guaratinguetá (SP)
Localizada no Vale do Paraíba, região no interior de São Paulo, Guaratinguetá é a cidade com menor custo de vida do Brasil. Ou seja, pode ser considerada a cidade mais barata do Brasil.

Moradores da capital nascidos em outras regiões discordaram do levantamento. Campeã no pódio da melhor educação foi Brasília, no Distrito Federal.

Enquanto isso, no ranking de piores lugares, só aparecem estados das regiões Norte e Nordeste. Acontece que existem poucos investimentos públicos e privados nesses locais, o que contribui para a desigualdade entre os entes da Federação.

São Paulo

São Paulo. Uma das maiores cidades do mundo é também uma das capitais mais seguras para morar no Brasil. Mesmo com todos os problemas, São Paulo garante segurança aos moradores.

Os melhores estados do Brasil

  • Distrito Federal.
  • São Paulo.
  • Santa Catarina.
  • Paraná
  • Rio Grande do Sul.

Minas Gerais é o estado mais seguro do país em 2021, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), referentes aos meses de janeiro a junho – fechando o primeiro semestre de 2021.

Bahia

Qual o estado mais violento do Brasil? A Bahia foi considerada o estado mais violento do país no período citado, de acordo com o Monitor da Violência criado pelo G1. Ao todo, foram contabilizadas 5.124 mortes em território baiano durante os doze meses do ano. O que corresponde a uma média de 427 assassinatos por mês.

Santa Catarina teve mais um ano de redução nas mortes violentas em 2021. A taxa por 100 mil habitantes caiu de 9,6 para 9,2, conforme dados disponibilizados pelo Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial (CSSPPO).

As três maiores geradas de postos formais em 2022 inclusive seguem a ordem de população: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. São Paulo liderou com 188,7 mil vagas, puxadas especialmente pelo setor de serviços, com saldo positivo de 131,2 mil postos.

Hospitais, clínicas, laboratórios, indústrias, centros de saúde, casas de apoio e até órgãos públicos (como o INSS, por exemplo), contratam médicos das mais variadas especialidades. Se você estiver disposto a estudar bastante e tiver afinidade com essa área, pode investir nela.

De acordo com o Ranking Connected Smart Cities de 2022, as cinco melhores cidades para se morar no Brasil em 2023 com mais de 500 mil habitantes são Curitiba (PR), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Campinas (SP) e Brasília (DF).

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro é a cidade menos amigável para estrangeiros, segundo pesquisa da Preply. O Rio de Janeiro foi considerado a cidade brasileira menos amigável para estrangeiros, de acordo com um estudo realizado pela plataforma de ensino de idiomas Preply.

Em ranking, Campinas leva título de cidade mais generosa do Brasil.

Maranhão é o Estado

Segundo o IBGE, o Maranhão é o Estado do Brasil com a maior proporção de pessoas em estado de extrema pobreza. Sendo que, 8,4% dos extremamente pobres do país moravam aqui no Maranhão, em 2021. Confira à seguir os estados mais e menos pobres do Brasil:.

Pelo menos 14 estados registraram que mais da metade da população está na pobreza: Sergipe (48,17%), Bahia (47,33%), Paraíba (47,18%), Pará (46,85%), Amapá (46,80%), Roraima (46,16%), Ceará ...

Infelizmente o levantamento assustou. Mostrou que o Brasil teve 65.602 pessoas assassinadas em 2017. A capital do Acre teve queda de 44,5 mortes violentas por mil habitantes em 2020 para 23,1. São Paulo foi a capital com menor média no índice, com 7,7 mortes violentas por 100 mil habitantes em ...