Qual Exame de sangue detecta cansaço?

Perguntado por: tmorais . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Na consulta médica o médico fará uma pesquisa através de uma investigação para definir a causa que está por trás desse sintoma. “Os exames geralmente necessários para investigar são exames de laboratório como hemograma, teste de glicemia, de função hepática, renal e tireoide”, explica Dr. Heitor.

Veja os principais a seguir:

  • 1.Dor de cabeça. Dores de cabeça quando começam a ser frequentes devem ser avaliadas. ...
  • Dores pelo corpo. ...
  • Distúrbios do sono. ...
  • Falta de concentração. ...
  • Irritabilidade. ...
  • Veja como evitar chegar ao seu limite.

Porém, associado a outros sintomas e por tempo prolongado, o cansaço excessivo pode ser indicador de algumas doenças, como diabetes, obesidade, hipotireoidismo, hipertireoidismo, tireoidite de Hashimoto e síndrome de Cushing ou Addison.

d) Exames de rotina: Hemograma com plaquetas, VHS, glicemia, eletrólitos (Na+, K+, Ca++, Mg++), CPK, aldolase, TGO, uréia, creatinina, sumário de urina, Rad.

A fadiga pode ser um sintoma de diversas doenças — como a diabetes e a anemia — e, ao começar a ter essa percepção, o paciente deve procurar um endocrinologista para fazer o diagnóstico certo da causa. Apesar do cansaço excessivo poder estar ligado a diversas causas, comumente está relacionado aos distúrbios hormonais.

Cansaço e fraqueza muscular
Isso porque a falta de vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B12, pode causar esses sintomas. Isso porque essa vitamina é importante para a produção de células vermelhas do sangue, responsáveis por levar o oxigênio para os tecidos e órgãos do corpo.

É esperado que você sinta cansaço e falta de ar depois de praticar atividades físicas, por exemplo. No entanto, se esses sintomas se manifestam no dia a dia e em outras situações acompanhadas de fraqueza, exaustão e sonolência excessiva podem ser sinais claros de que é hora de procurar um médico.

A vitamina B6 é outra em que você deve ficar de olho quando sente que está sem disposição, já que a sua deficiência no organismo pode levar a esse sintoma. Entre suas diversas funções, o destaque vai para seu papel no metabolismo energético, que ajuda a transformar o que foi consumido, as calorias, em energia.

O cansaço crônico é um sintoma de várias condições de saúde, como anemia, diabetes, apneia do sono, hipotireoidismo e intolerância a certos alimentos, como os que contém glúten e lactose. Portanto, se você está sempre cansado e não consegue encontrar disposição para conduzir os seus dias, consulte um médico.

Mudanças de hábitos que reduzem o cansaço no final do dia

  • Pratique exercícios. Deixar de praticar exercícios piora ainda mais o quadro de fadiga. ...
  • Organize melhor sua rotina. ...
  • Beba água. ...
  • Cuidado com a ansiedade. ...
  • Mude os hábitos alimentares. ...
  • Reduza o uso da tecnologia. ...
  • Bom humor evita o cansaço. ...
  • Procure um especialista.

Cansaço constante
A ansiedade constante pode levar à exaustão mental, mas também à fadiga física. O paciente tem dificuldade para relaxar e, muitas vezes, já acorda se sentindo cansado. Como não consegue descansar plenamente na hora de dormir, a pessoa sente o corpo e a mente exaustos praticamente o tempo todo.

Cansaço excessivo
O cansaço contínuo e exagerado, sem motivo que o justifique e acompanhado de desânimo, indisposição e sonolência, são sintomas importantes do hipotireoidismo. Essa condição decorre da redução na produção de hormônios T3 e T4, geralmente, por conta da Tireoidite de Hashimoto (uma disfunção autoimune).

Se a fraqueza muscular resultar em dor, a pessoa pode ser capaz de fazer os músculos trabalhar, mas vai doer. - A fadiga é uma sensação de cansaço ou exaustão ou a necessidade de descansar. Por causa da falta de energia ou força.

O hemograma é capaz de captar sinais de irregularidades na quantidade de glóbulos vermelhos e de identificar células atípicas que circulam no sangue que possam indicar câncer.

O próprio hemograma pode detectar falta de vitaminas, de forma que o profissional de confiança poderá perceber indícios de acordo com as taxas obtidas.

Suspeitando de doença do músculo, o médico pedirá um exame de sangue que mede a quantidade de enzimas musculares, principalmente a enzima aldolase, a dehidrogenase lática e a creatinofosfoquinase (CPK).

O paciente sente-se cansado logo ao despertar pela manhã e por quase todo o tempo, sem uma causa aparente, e por mais que o paciente tente descansar, ele mantem a fadiga e não recupera sua energia.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.