Qual famoso não passa embaixo da escada?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 22 de maio de 2023
4 / 5 6 votos

Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro se considera mística e prefere seguir à risca algumas superstições do que pagar para ver o que acontece. "Não passo debaixo de uma escada, mas se tiver que passar também, eu passo. Só peço licença", contou durante o "Encontro".

A Vida da cantora cabo-verdiana Cesária Evora, conhecida carinhosamente como a ”Rainha da Morna” ou a ”Diva dos Pés Descalços”, devido a sua mania de andar e cantar sem sapatos, irá se tornar uma minissérie de oito episódios.

É a crença baseada na idéia de que determinadas atitudes, números ou palavras trazem azar ou sorte. Pode ser pessoal, religiosa ou cultural.

Nitish, blogger de lifestyle e fitness e personal trainer da Índia, diz que varrer à noite pode trazer azar. "Antigamente, quando não havia eletricidade, varrer à noite com iluminação mínima poderia levar itens caros como anéis, brincos e correntes para fora da casa", refere, citado pela publicação.

Existem algumas versões que justificam a má fama da data, uma delas ligada ao cristianismo. Em sua última ceia, que aconteceu em uma quinta-feira, Jesus teria se reunido com seus 12 discípulos, totalizando 13 pessoas na refeição. Entre eles, estava Judas, o traidor. Jesus morreu no dia seguinte, uma sexta-feira.

Simpatia 3
Quando seu marido ou mulher estiver dormindo, pegue os chinelos dele ou dela e coloque em forma de cruz, em cima do peito da pessoa. Aí, você pode fazer a pergunta que quiser que ele ou ela responderá com a maior sinceridade do mundo. Simplesmente deixará escapar a verdade.

A superstição surgiu como uma maneira de evitar sujeira. Tudo começou nos anos 60, quando havia muitas casas que não tinham pisos no chão. O chinelo era muito usado para impedir que os pés ficassem sujos por causa do chão sem proteção.

São muitas as superstições e crendices do folclore brasileiro. Entre elas, acredita-se que dá azar passar debaixo de uma escada, quebrar um espelho ou cruzar com um gato preto na rua.

Segundo a etiqueta japonesa, é essencial que moradores e visitantes deixem seus sapatos nesse espaço de forma ordenada, alinhados em direção à porta, para facilitar calçá-los novamente na saída.

A tradição começou há alguns anos, quando era comum os pisos das casas no país serem cobertos por tatames, também muito usados para sentar ou dormir, substituindo cadeiras e camas. Por esse motivo, entrar de sapatos em casa poderia juntas bactérias, poeira e outras sujeiras no ambiente de descanso dos japoneses.

Acredite: este tipo particular de sandália que não sai nos nossos pés teve origem com os antigos egípcios, lá pelos anos 4000 antes de Cristo. O par mais antigo está em exposição no Museu Britânico e data de 1500 A.C.!

Superstições são tão antigas quanto a humanidade. Existem desde a época em que os primeiros grupos humanos louvavam a natureza com seus rituais pagãos. Antes de o cristianismo se tornar religião oficial do Império Romano, por exemplo, no século 4, magia e superstição eram costumes bastante populares.

Uma maneira de superar a fraqueza pela superstição, diz Risen, é definir uma política para si mesmo de como você vai se comportar em determinadas situações e cumprir isso. Ao tomar um caso de cada vez, é mais provável que você sucumba à superstição.

Não passa de superstição a ideia de que se presentear a pessoa amada com perfume a relação vai acabar. Segundo especialistas o amor não ocorre à primeira vista e sim ao primeiro cheiro.

Varrer a casa: quando é necessário? Todos os dias. Poeira, pó, pelos, resíduos de poluição e fuligem quando acumulados atraem ácaros, bactérias e fungos. Tudo isso pode causar alergias e problemas respiratórios.

Não varrer a casa
Então não se varre casa na Semana Santa porque essas pessoas querem não se preocupar com nada apenas com Jesus, é uma atitude de luto”, afirmou.

A explicação é simples: se você não varrer e partir para a etapa de passar o pano úmido, vai acabar carregando toda a sujeira e pó acumulado no ambiente, o que dificulta a higienização correta da casa.

Sexta-Feira 13

A Sexta-Feira 13 é considerada um dia de azar no Brasil, nos países anglo-saxões e em várias nações europeias. O número 13 era considerado portador de má sorte em várias culturas ocidentais, assim como a sexta-feira.

Há também a visão histórica, pois no dia 13 de outubro de 1307, que caiu em uma sexta-feira, o rei Felipe IV teve a filiação na ordem religiosa dos Cavaleiros Templários recusada, o que causou revolta. Então, o monarca ordenou perseguição ao membros da organização, gerando uma série de mortes.

Jason Voorhees

Jason Voorhees é um personagem fictício da série de filmes slasher Sexta-Feira 13 (em inglês: Friday the 13th), um assassino monstruoso conhecido por usar uma máscara de hóquei no gelo e um facão como principal arma de ataque. Apareceu pela primeira vez no longa-metragem Friday the 13th (1980), dirigido por Sean S.