Qual fase da OAB mais reprova?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

A fase mais difícil da OAB pode ser a 1a para o candidato X, mas a 2a para o candidato Y. Tudo dependerá das forças e fraquezas de cada um. No entanto, existem dificuldades, comuns às duas fases, que devem ser enfrentadas: Gestão do tempo: em ambas as provas, a FGV concede 5 horas para realizar as questões.

Essa constatação fica evidente pelo índice geral de reprovação, que gira em torno de 70% a 80%. Ou seja, entre dez candidatos, sete e oito bacharéis não conseguem alcançar a aprovação, por uma série de fatores, que não se restringem à falta de conhecimento ou estudo.

De acordo com o estudo “Exame da Ordem em Números”, realizado pelo Conselho Federal da OAB e pela Fundação Getúlio Vargas, a área de Direito Constitucional é a que tem a maior taxa de aprovação na fase discursiva e prática.

Disciplinas que mais aprovam na 2ª Fase OAB
Como é possível perceber na lista acima, Direito Constitucional, que ocupa a 5º posição na preferência dos examinandos, é a que lidera o topo como a disciplina que mais aprova na 2ª fase da OAB.

Sempre há burburinho de que Direito do Trabalho é uma área mais fácil. Afirma-se que são áreas com menos peças, além de constituir uma disciplina que estamos habituados no dia a dia.

A justificativa dada pela organizadora é o déficit na formação, uma vez que o exame avalia o conhecimento acumulado durante a graduação. Portanto, os candidatos que estão mais preparados conseguem aprovação durante as primeiras tentativas.

31,4% ou 50 mil
Os números constam do relatório de desempenho do exame. Nas duas edições anteriores da prova, os percentuais de aprovação foram de 21,3% (primeiro semestre de 2021) e 18,7% (2020).

Exame da oab: 89% de reprovação. Quem é o culpado?

Quantas vezes pode fazer a prova da OAB? Bom, a resposta é simples e direta. Quantas vezes for necessário até você passar! Além disso, há um adendo importante: se passou na 1ª Fase e reprovou na 2ª Fase, você pode refazer a última etapa.

Estatísticas Completas: Índice de aprovação
No último Exame avaliado pelo documento, por exemplo, a edição XXXIX, do total de 122.600 inscritos, 27.700 foram aprovados, ou seja, um percentual de apenas 22,6%.

Não que apenas 60 dias sejam suficientes para esgotar todos os assuntos cobrados na 17 matérias, que foram lecionados ao longo de 5 anos de graduação; mas com determinação, bons materiais e utilizando técnicas de estudos eficientes é possível sim fazer uma excelente preparação!

Para gabaritar as 8 questões de Ética no Exame de Ordem, é interessante estar em contato com a matéria sempre que possível. Separa um dia para um estudo mais profundo, mas sempre realize questões. Assim, você não esquece a matéria mais relevante da 1a fase! Ir bem na prova de Ética no Exame de Ordem é possível!

Dos 35 Exames da OAB unificados realizados até aqui pelo Cespe/Cebraspe e pela FGV, foram exigidas 35 peças de Direito Civil (foi contabilizado o exame repetido e aqueles em que foram admitidas ou exigidas duas peças processuais). Em ordem decrescente, as peças foram as seguintes: Petição inicial: 18.

O Exame de Ordem da OAB é um dos exames mais concorridos e considerado um dos mais difíceis de conseguir aprovação. Por isso, muitas pessoas se perguntam como passar na OAB 2022 e procuram por informações e dicas que possam ajudá-las a obter uma boa nota na 1ª e 2ª fase do exame.

Prestar a 2ª Fase em Civil é optar pela 2ª matéria que você mais estudou durante toda a sua graduação! É uma área comumente bem abordada durante a graduação e presente na vida de grande parte dos examinandos que tiveram contato com a prática jurídica durante os estágios.

Resposta em Sentido Estrito: 4x. Recurso à acusação: 3x. Agravo em Execução: 2x. Contrarrazões de Apelação: 2x.

Correção da prova e cuidados a serem tomados
Cada questão vale 1,25 ponto. Já a redação de peça profissional terá o valor máximo de 5,00 pontos. No total, a Prova Prático-Profissional será a soma das notas obtidas nas questões e na redação da peça profissional, podendo chegar até 10 pontos.

Um bom curso de Direito Administrativo para 2ª fase OAB aborda o direito material e as peças processuais. Ele pode ser uma ferramenta facilitadora para o candidato. Afinal, traz uma estratégia eficiente para a aprovação. Isso envolve decisões sobre o que estudar e o que priorizar.

O Direito Empresarial é sem dúvida uma das áreas do Direito mais bem remuneradas. Esse fato está associado à alta procura por profissionais qualificados. Aos advogados, o cenário é o melhor possível: salários mais altos que a média da profissão.

A matéria de Código de Ética e Estatuto da OAB é a mais cobrada na primeira fase do Exame da Ordem.

Em 10 anos (entre 2010 e 2019) de Exame de Ordem, tivemos 61% de aprovados. Desse grupo, apenas 40% passaram na primeira tentativa. Cerca de 20% fizeram a prova duas vezes.