Qual foi a 4 geração nos estudos em EAD?

Perguntado por: iesteves . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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4ª geração - caracterizou-se pela interação em tempo real a distância, por áudio e videoconferência, transmitidos por telefone. Satélite, cabos e redes de computadores. 5ª geração - envolve o ensino e aprendizagem on-line em ambientes virtuais baseados em tecnologias da internet.

A geração da EaD que foi marcada pelo uso das tecnologias e uso de recursos multimidiáticos foi: a 4ª geração; Explicação: A quarta geração também conhecida como Geração W é composta pelas pessoas que nasceram entre os anos de 1991 à 2000.

A terceira geração EAD é suportada pelas tecnologias de Informação e de Comunicação, e usa hypermedia. Isto é, emprega vários meios simultaneamente possibilitando uma leitura aleatória do material de ensino. O potencial de mudança dessas tecnologias não encontram precedentes na história da educação.

Nesta época os computadores ainda eram máquinas sem muitos periféricos, geralmente operavam com processadores de 4 ou 8 bits, tinham entrada para um ou dois disquetes de 8 ou 5¼, suporte a teclado, memória RAM de 4 a 128 KB e monitor. Os discos rígidos não eram muito usados por ser uma peça ainda cara.

quarta geração. chegada do rádio e, mais tarde, da televisão, essas ferramentas passaram a ser utilizadas pela Educação a Distância.

O ensino por correspondência, segundo Peters (2009), foi utilizado por países que eram grandes, mas que tinham pouca densidade populacional, como a Argentina, o Canadá e a Austrália. Segundo Guarezi e Matos (2012), o período de 1728 até meados de 1970 é definido como a primeira geração da EaD.

Trata-se do ensino pela teleducação ou por telecursos, modalidades que surgiram no Brasil no final de 1970, com transmissão de aulas ou veiculação de programas educacionais pré-gravados por emissoras educativas.

E dessa necessidade surgiu o EAD, sendo marcado por 3 etapas de evolução:

  • Primeira etapa. A primeira etapa foi marcada pelo desbravamento do ensino a distância, usando a tecnologia disponível, neste caso a correspondência. ...
  • Segunda etapa. Esta etapa é caracterizada pelos avanços da comunicação. ...
  • Terceira etapa.

O principal marco da 5ª Geração do Ensino à Distância no Brasil foi a Portaria Federal n. 4.059, de 10 de dezembro de 2004, que se diferenciou por trazer modificações, pela primeira vez, também na educação presencial.

Em meados dos anos 90, as instituições de ensino passaram a utilizar a internet para publicar o conteúdo aos alunos. Até então, o material era impresso. Ainda, neste período, várias universidades formalizaram seus cursos no EAD. Em 1996, surge a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação.

O EAD já vinha nos últimos dez anos sendo uma modalidade de ensino crescente. Segundo uma pesquisa do censo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), entre o período de 2009 e 2019 houve um salto de 378,9% de matriculados no EAD.

A terceira geração ou geração das universidades abertas surge em 1969 com a British Open University na Inglaterra, esta geração teve como proposito oferecer ensino de qualidade com custo reduzido para alunos não universitários, utilizando-se de guia de estudo impresso, orientação por correspondência, transmissão por ...

O marco da utilização da EaD no país ocorreu com a utilização da radiodifusão com fins educativos em 1936, com a instalação por Edgard Roquete-Pinto da Rádio-Escola Municipal […].

A quarta geração de direitos é caracterizada pela pesquisa biológica e científica, pela defesa do patrimônio genético, pelo avanço tecnológico, pelo direito à democracia, à informação e ao pluralismo. E por tratar de princípios tão valiosos como a vida, é necessário ainda enfocar a questão da ética e da moralidade.

A quarta geração, de 1970 até hoje, é caracterizada por um aperfeiçoamento da tecnologia já existente, proporcionando uma otimização da máquina para os problemas do usuário, maior grau de miniaturização, confiabilidade e velocidade maior, já da ordem de nanosegundos (bilionésima parte do segundo).

Geração X, Y (Millennials), Z e Baby Boomers. Mundialmente, esse é o consenso que se tem a respeito da classificação dos indivíduos em 4 gerações. A nomenclatura é dada de acordo com o período em que a pessoa nasceu. Os Baby Boomers, por exemplo, são os nascidos entre 1945 e 1964.

A partir de 2018 é iniciada a quarta geração, na qual possui uma base de fãs on-line e internacionais, com promoções primariamente focadas nas redes sociais e fama intercontinental.

Geração X (1965-1979): tendem para o materialismo. Acompanharam o desenvolvimento computacional e são mais empreendedores que a geração anterior; Millennials ou Geração Y (1980-1994): é a geração globalizada. Acompanharam o desenvolvimento da internet e da conectividade 24h por dia.

Quais são os pilares da educação?

  • Aprender a conhecer.
  • Aprender a fazer.
  • Aprender a conviver.
  • Aprender a ser.

Tendência: o m-learning está atrelado às tendências de consumo da nova geração de colaboradores, que nasceu na década de 90 e nos anos 2000. É por isso que tecnologias como essa tendem a crescer, criando um novo ambiente de trabalho.