Qual foi a contribuição que os imigrantes deixaram para nós?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 4 votos

Os imigrantes deram grande contribuição com sua força de trabalho para o desenvolvimento do Brasil, tanto no setor rural, como nas áreas industriais, comerciais e culturais. Contribuíram ainda para a formação do povo brasileiro, desde o século 19, quando começou a se intensificar a imigração para o país.

Os migrantes dão uma contribuição econômica, social e cultural aos países em que vivem, e cabe às Nações Unidas reunir dados sobre esse aporte de forma a garantir os direitos humanos, o desenvolvimento e a inclusão dessa população.

O legado cultural desses povos é diversificado através da religião, língua, dança, música e culinária, e todos nós brasileiros somos descendentes desses grupos de imigrantes.

Culinária, festas, músicas e literatura foram trazidas para o território brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos. Além da cultura popular dos países europeus, foi trazida também a cultura erudita, marca essencial das elites intelectuais e financeiras europeias.

A imigração e a colonização alemã no Brasil tiveram um importante papel no processo de diversificação da agricultura e no processo de urbanização e de industrialização, tendo influenciado, em grande parte, a arquitetura das cidades e, em suma, a paisagem físico-social brasileira.

A vinda de milhares de migrantes foi determinante para o desenvolvimento econômico e cultural do Brasil. Apesar dessa contribuição histórica, até a aprovação da nova Lei de Migração, em 2017, a legislação mantinha um caráter discriminatório e restritivo para essa parcela da população.

A imigração foi de grande importância para a formação socioterritorial do Brasil. Uma das principais características desse fenômeno no país é o fato de ter transcorrido por meio de ondas ou fases suscitadas por motivos e agentes diversos, algumas vezes mediante programas de incentivo à imigração.

Os principais grupos de imigrantes no País são portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses, que representam mais de oitenta por cento do total.

A herança mais evidente deixada pelos portugueses é, claro, o nosso idioma, falado em todo o território nacional, apesar das suas variações regionais. Arte, culinária e arquitetura são apenas alguns dos exemplos da forte influência lusitana na formação da cultura brasileira.

Eles desempenharam um papel fundamental na construção da nossa cultura, sendo a língua portuguesa sua principal contribuição. Também foram responsáveis por influenciar a culinária local, introduzindo o bacalhau, o azeite e a linguiça, por exemplo.

Os colonos, portugueses trouxeram consigo o Cristianismo e com eles a prática evangélica. Os escravos africanos, provenientes de diversas regiões de África, chegaram com os seus sistemas religiosos animistas. Porém, alguns grupos de escravos professavam o islamismo.

Portanto, podemos concluir que a imigração para o Brasil no século XXI traz consequências negativas, pois faz crescer o desemprego no país, além de aumentar o número de trabalhadores informais que não gozam dos mesmos direitos daqueles que trabalham formalmente de acordo com a lei.

Conheça as 5 principais tradições italianas que caíram no gosto dos brasileiros

  1. Gastronomia. Muitos pratos têm origem italiana, tais o gnocchi, o fettuccine, a pizza, a lasanha e muitas outras delícias. ...
  2. Arquitetura. ...
  3. Língua. ...
  4. Família. ...
  5. Festas.

Eles se concentraram na região sul e sudeste do país, deixando importantes marcas de suas culturas para o país, principalmente na arquitetura, na língua, na culinária, nas festas regionais e folclóricas; Culinária – Massas, pães, molhos, variando muito de região para região.

A formação da cultura brasileira resultou da integração de elementos das culturas indígena, do português colonizador, do negro africano, como também dos diversos imigrantes.

Além de trazer a língua portuguesa, outras heranças foram deixadas pelos portugueses no Brasil. O catolicismo, crença da maioria das pessoas no Brasil, teve influência destes portugueses que vieram para cá. Duas famosas festas celebradas em nosso país também foram introduzidas por eles – o carnaval e a festa junina.

Entre eles, alguns até salutares como a culinária típica, as cantigas de roda, nas artes os estilos Barroco e Rococó. O próprio idioma português permaneceu ligado ao País desde a Colonização. Como nem tudo é “alegria”, um dos costumes que permanece até hoje e que já deveria ter sido extinto é a “farra do boi”.

Os alemães se concentraram mais na região sul do Brasil fazendo com que a cerveja, as carnes de porco e as batatas se tornassem bastante popular por lá. Eles também trouxeram as salsichas, a mortadela e o toucinho.

Além das celebrações e dos contos, os imigrantes alemães nos trouxeram outra grande tradição germânica: a pintura alemã Bauernmalerei (ou apenas Bauer). A técnica de pintura camponesa foi inventada pelos agricultores que buscavam dar cor aos seu móveis velhos, renovando-os com detalhes decorativos.

Um dos costumes populares no Brasil que, possivelmente, veio da Alemanha foi o hábito de "deixar" o sapato na parte de fora da casa. Dessa forma, eles são deixados logo na porta. No território alemão, muitas pessoas ficam de meia para andar por conta do frio. Já aqui, todos costumam ficam descalços.

A contribuição dos imigrantes para a economia global se dá por meio da força de trabalho. Muitos dos países desenvolvidos escolhidos pelo imigrante para viver são nações em que a taxa de envelhecimento da população está maior que a de nascimentos.