Qual foi a primeira dança urbana?

Perguntado por: dmeireles . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Locking

Locking é uma dança clássica catalogada como a primeira dança urbana, caracterizada por movimentação rápida dos braços em música funk, assim como movimentos de “travar” os joelhos, produzindo a impressão de uma ruptura, congelando em certas posições e depois continuando rápido como antes.

DJ Kool Herc

A Dança de Rua não surgiu isolada, ela passou a existir juntamente com outros elementos da cultura hip hop, o rap, o MC e o graffiti. Podemos identificar alguns de seus precursores, como o DJ Afrika Bambaataa, o DJ Kool Herc, e os cantores James Brown e Michael Jackson.

Ele engloba quatro elementos: O Breaking, Grafite, Dj e Mc.

A modalidade Dança de Rua surgiu, no Brasil, no Festival de Dança de Joinville em meados dos anos 90, permanecendo até hoje no cenário artístico.

Sendo uma pioneira dança urbana surgida no Brasil, o maxixe é oriundo da Cidade Nova, bairro do Rio de Janeiro cuja principal característica era a forte presença de afrodescendentes.

O Choro surgiu em 1870, no Rio de Janeiro. Inicialmente não se caracteriza como gênero musical, mas pela forma abrasileirada com que os músicos tocavam ritmos estrangeiros, como a polca, o tango e a valsa.

cidade de Santos

Em janeiro de 1991 foi criado, na cidade de Santos, o primeiro curso de Dança de Rua no Brasil.

Breakdance

1. Breakdance ou breaking. O breaking é um dos estilos mais lembrados da cultura hip hop. Se caracteriza por muitos saltos, giros, movimentos de chão, piruetas e torções.

As danças urbanas originaram-se nos Estados Unidos, tem seu termo utilizado pelos americanos porque não veio do meio acadêmico, surgiu do povo, das festas de quarteirão.

As danças urbanas são caracterizadas por um conjunto de vários estilos de dança que surgiram nos guetos e centros urbanos. É uma forma de expressão corporal que desenvolve a coordenação motora, ritmo, capacidade cognitiva, consciência corporal, sentimentos e emoções.

Em complexidades e níveis específicos, os movimentos da dança tonificam a musculatura corporal, trabalham a flexibilidade das articulações, promovem a queima de calorias e beneficiam a circulação sanguínea.

Nas civilizações antigas, como a egípcia e a mesopotâmica, a Dança era uma forma de honrar os Deuses. Esse tipo de Dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão, e é considerada milenar. Na Grécia antiga, a Dança também tinha um caráter ritual, sendo usada nos cultos aos Deuses.

HIP HOP E DANÇAS URBANAS
Esta última é a mais conhecida forma de dança urbana no Brasil e, muitas vezes, os praticantes de outros estilos começam nela, como Paula Dri. No entanto, estilos como o popping e o locking foram criados antes mesmo do breakdance.

O termo street dance (dança de rua) também é usado, por apresentar os diferentes estilos da dança, conhecidos como Funk, Locking, Popping, Breaking, Hip Hop Freestyle, House Dance, e Krump, assim como as suas subdivisões.