Qual foi a última cidade em que a peste negra chegou?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
3.9 / 5 9 votos

A última grande epidemia da Europa Ocidental ocorreu em 1720 em Marselha.

No contexto do século XIV, esse surto iniciou-se nas terras do Canato da Horda Dourada, especificamente em regiões que atualmente correspondem ao sul da Rússia, tendo contato com os europeus na cidade de Caffa, localizada na Crimeia.

A peste negra tem sua origem no continente asiático, precisamente na China. Sua chegada à Europa está relacionada às caravanas de comércio que vinham da Ásia através do Mar Mediterrâneo e aportavam nas cidades costeiras europeias, como Veneza e Gênova.

SITUAÇÃO MAIS RECENTE DA PESTE BUBÔNICA:
O caso relatado acometeu um camponês da cidade de Bayannur. Em Madagascar, um dos países mais afetados pela doença, houve um surto com 300 casos em 2017. Em 2019, duas mortes foram relatadas na Mongólia após pessoas que ingeriram carne crua de marmota.

1346 – 1352

121-134. Embora no imaginário cristão os judeus fossem culpados pelo surgimento da peste negra, eles sucumbiram à epidemia como qualquer cristão e os médicos provavelmente foram um dos vetores: infectados devido à profissão disseminavam a epidemia entre a comunidade judaica.

A partir de 1895 até 1897, Yersin aprofundou seus estudos sobre a peste bubónica. Em 1895 regressou ao Instituto Pasteur em Paris e com Émile Roux, Albert Calmette e Armand Borrel, preparou o primeiro soro anti-peste.

"Ela é tratada com antibióticos", explicou o especialista. "Mas, embora possa parecer alarmante por ser uma doença infecciosa grave emergindo no Oriente, no momento pode ser facilmente tratada", acrescentou Dryden.

Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. Tratava-se de uma nova cepa (tipo) de coronavírus que não havia sido identificada antes em seres humanos.

Historicamente, era conhecida como "a peste negra", em referência ao fato de causar gangrena em certas partes do corpo, como nos dedos das mãos e dos pés, que acabam totalmente enegrecidos. Estima-se que a pandemia dessa doença tenha causado a morte de um quarto da população europeia no século XIV.

A peste “chegou” ao Brasil, via telégrafo, em 14 de agosto de 1899, quando o responsável pela Diretoria Geral de Saúde Pública, o médico Nuno de Andrade (1851-1922), recebeu a notificação oficial de que a cidade do Porto estava infestada pela doença.

Durante as epidemias da Peste Negra ou Bubônica, os médicos usavam uma máscara e um bico cheio de substancias aromáticas para disfarçar o mal cheiro dos cadáveres. Além disso, eles cobriam os olhos com óculos de vidros vermelhos, pois acreditavam que estavam se protegendo do mal olhado dos doentes.

Principais sintomas

  • Febre acima de 38º C;
  • Arrepios constantes;
  • Dor de cabeça muito intensa;
  • Cansaço excessivo;
  • Ínguas (gânglios linfáticos) muito inchadas e doloridas, que são popularmente chamadas de bubão.

Uma vez no sangue, a bactéria pode atingir qualquer órgão, como fígado, baço, entre outros, sendo comum a infecção do pulmão. Uma das características da peste septicêmica é a formação de manchas roxas muito escuras na pele, por isso a doença leva o nome de peste negra.