Qual foi o anjo que falou com Maria?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
3.9 / 5 19 votos

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”.

30 Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.

Evangelho do dia: Maria visita sua prima Isabel.

São Miguel é considerado um dos mais poderosos anjos e o mais famoso dos guerreiros de Deus contra o mal. Junto com os arcanjos Gabriel e Rafael formam a mais alta hierarquia dos anjos.

Origem da intercessão de Maria
Ao confiarmos na intercessão de Maria, conversamos com nossa mãe para que ela interceda junto ao seu filho, Jesus. Assim como a Boa Mãe fez na passagem bíblica em que Jesus fez seu primeiro milagre, nas Bodas de Caná da Galileia (Jo 2, 1-11).

Mas há indícios que permitem acreditar que ela teria se tornado esposa de José ainda adolescente, como era praxe entre famílias judaicas daquela época. "Segundo a literatura apócrifa, que mencionamos, ela teria sido apresentada a José aos 14 anos de idade", afirma Medeiros.

Um dia, o anjo Gabriel apareceu a Maria. Ele disse a Maria que Deus iria abençoá-la. Gabriel contou a Maria que ela seria a mãe do Filho de Deus. Seu nome seria Jesus e Ele seria o Rei de todas as pessoas justas.

Percebendo a nossa angústia, a Virgem Mãe não demora em manifestar a sua resposta. Demonstrando o alcance de sua santidade, a Virgem Maria disse: sim, faça-se, cumpra-se! “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a Tua Palavra! ”. (Lc 1, 38).

A resposta final de Maria ao Anjo encontramos no evangelho de Lucas que contém a narrativa da Anunciação. Assim esta escrita a resposta segundo Lucas 2,37-38: “37Para Deus, com efeito, nada é impossível.”38Disse, então, Maria: Ëu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

No momento da Anunciação, vemos Maria como a Virgem ouvinte: ela ouve, em silêncio, o anúncio do anjo; deixa que Deus fale e esta palavra entra em seu coração, como a chuva penetra em terra fértil. A Anunciação não é um fato isolado na vida de Maria, como se somente neste momento ela tivesse ouvido o Senhor.

No diálogo que se trava entre os dois, Maria mostra toda a sua humildade e diz que ainda não manteve relações amorosas com seu esposo José. O poder de Deus entra em cena e, então, ela recebe a graça de conceber Jesus, o Filho do Altíssimo, Aquele que será Santo, que será chamado Filho de Deus.

Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.

Nisso, o Cirineu, que passava em direção à sua casa, depois de trabalhar no campo, foi solicitado pelo encarregado da execução a prestar auxílio a Jesus.

Apesar da Virgindade perpétua de Maria, Maria milagrosamente conceberia uma criança, que seria chamada de Filho de Deus. Gabriel também disse à Maria que deveria chamar a criança de Jesus ("Salvador"). Muitos cristãos celebram este evento na festa da Anunciação, em 25 de março, exatamente nove meses antes do Natal.

Metatron é considerado o mais importante dos anjos na Merkabah e no misticismo cabalístico, e frequentemente desempenha a função de escriba. É mencionado brevemente no Talmude, e figura com destaque nos textos místicos da Merkabah.

Na Bíblia, no Antigo Testamento, o anjo Rafael identifica-se a Tobias como "um dos sete anjos que apresentam as orações dos justos e têm lugar diante da majestade do Senhor" (Tobias, 12,15).