Qual foi o castigo de Eva por ter desobedecido a Deus?

Perguntado por: gbrites . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Ao ser seduzida pela serpente, desobedeceu a ordem de Deus de não comer do fruto proibido e convenceu ao homem a fazer o mesmo ("Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi" ¾ Gênesis, 3, 12), condenando toda humanidade a ser exilada do Éden.

16 E à amulher disse: bMultiplicarei grandemente a tua cdor e a tua concepção; com dor darás à luz dfilhos; e o teu desejo será para o teu emarido, e ele te fdominará.

É importante entender que foi o ato de desobediência que abriu os olhos de Adão e Eva para o mal, não o fruto em si. Ao comerem do fruto proibido, desobedeceram ao Criador, trazendo, assim, o pecado e o mal para suas vidas e próximas gerações.

Esse primeiro pecado trouxe consequências terríveis das quais citamos: Adão e Eva conheceram pessoalmente o mal: “Seus olhos foram abertos” (Gn 3:7), a comunhão e a amizade com Deus foram interrompidas e fugiram de sua presença, o que chamamos de morte espiritual.

O primeiro casal desobedeceu a palavra que Deus falou. A desobediência a palavra falada por Deus foi o pecado original. Deus disse: “… não coma a fruta da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal” e nossos pais infelizmente desobedeceram a palavra que Deus falou.

Acreditando na pérfida serpente, Eva comeu do fruto proibido e convenceu o seu companheiro a fazer o mesmo. A punição por este ato de desobediência original foi a perda da imortalidade, a partir de então os homens tornaram-se mortais.

Diz-se também que Deus castiga e premia. Mas Deus não pune nem premia ninguém. Apenas funciona a sua lei de causa e efeito (ação e reação ou cármica). Deus é imutável e, pois, neutro.

Diante destas considerações vamos apresentar quais foram os maiores erros de Eva.

  • Acreditar em uma voz estranha.
  • Deus deixou de ser suficiente.
  • Influenciou Adão ao erro.

Eva assumiu as responsabilidades da maternidade (veja Moisés 5:2). De acordo com o Élder Nelson, Eva não se esquivou de suas responsabilidades. "Assim também vós podeis receber agradecidas, de braços abertos, os filhos mandados por Deus; por meio de vossa divina designação como co-criadoras.

Em um momento de descontração com Adão, Eva se separa do homem e encontra uma serpente que a convence de que não haveria problemas caso ela pegasse um dos frutos da árvore do conhecimento do bem e do mal para comer. Então, ela pega um dos frutos e come.

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

Foi desta última que – segundo os escritos – primeiro Eva, depois Adão, comeram (por influência de uma serpente) o fruto proibido e, assim, foram expulsos do Paraíso. Estava então condenada a Humanidade a passar a eternidade enfrentando provas e tormentos na Terra.

Depois de Adão, Eva, quando confrontada, culpou a serpente: um ser vaporoso, enganador, manhoso.

22Como o texto genésico chama a serpente do Éden de “o mais ardiloso (callidus) de todos os animais”, pensava-se que ela talvez fosse uma víbora (vipera), considerada por Santo Ambrósio “a mais perigosa espécie de animal e a mais astuta (astutus) de todas as serpentes”43.

Haverá castigo sobre nós por cada ato de desobediência a Deus, não devemos nos desviar da sua palavra, não deveríamos ter adorado outros deuses senão ao Senhor.