Qual foi o dia que Jesus nasceu na Bíblia?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Jesus teria nascido entre 9 de março e 4 de maio do ano 5 antes de Cristo.

Durante os séculos, houve várias tentativas de se precisar a data. Um estudo histórico de pesquisadores italianos trouxe uma nova abordagem à questão e chegou à conclusão que Ele de fato nasceu em dezembro, do ano 1 a.C.

“A data do Natal foi fixada em 25 de dezembro pelo imperador Constantino, porque nesse dia era celebrada a grande festa solar em Roma”, explica Ramón Teja, professor emérito de História Antiga da Universidade de Cantábria (Espanha), especialista em história do cristianismo e presidente de honra da Sociedade Espanhola ...

A Árvore do Paraíso, como é chamada, era o símbolo da festa de Adão e Eva, que acontecia no dia 24 de Dezembro, muito antes da tradição cristã do Natal. Hoje, a árvore não só representa o Paraíso como no início da tradição, mas também a salvação.

Mateus 1:23. “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco.”

Um dos detalhes mais importantes e que abordaremos neste texto – a data do nascimento de Jesus - não é mencionado na Bíblia. Além disso, não existe nenhuma fonte documental que comprove o dia em que Jesus nasceu.

De toda forma, o Natal, na ótica do significado religioso, comemora o nascimento de Jesus Cristo. As origens do Natal, no entanto, segundo a teoria mais aceita entre os historiadores, fazem menção a comemorações de origem pagã que estavam relacionadas com o solstício de inverno.

Acredita-se que o 25 de dezembro foi convencionado como comemoração do nascimento de Cristo pelo papa Júlio I, que determinou a comemoração do Natal nesse dia em 350. O primeiro documento escrito que consta o Natal em 25 de dezembro é de 354.

A Bíblia não diz em qual data Jesus nasceu, mas afirma que foi durante a noite. Por isso, a madrugada de 24 para 25 de dezembro é conhecida como “noite feliz”, e carrega enorme importância para a maioria dos países cristãos. No dia 24, as famílias se reúnem para a Ceia, confraternização que tem origem na Europa.

O dia de Natal, que celebra o nascimento de Jesus Cristo, é comemorado em 25 de dezembro e remonta à época da cristianização da Europa.

A Bíblia não diz nada sobre a virada de Ano Novo, pelo menos não nos moldes que conhecemos hoje. A ideia de realizar uma confraternização familiar onde todos esperam a contagem regressiva para o novo ano não faz parte do contexto histórico-cultural dos tempos bíblicos.

Ela representa a estrela de Belém, que segundo a tradição teria sido o que revelou aos três reis magos que Jesus havia nascido e os levou à Belém. Montar um presépio em miniatura em baixo da árvore e pendurar os sinos, que representam o anúncio do nascimento de Jesus também faz parte dos costumes cristãos.

O verdadeiro significado do Natal é o amor de Deus por nós. S. João 3:16-17 diz: “Deus amou de tal maneira o mundo que lhe deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

O último Natal que caiu em um domingo foi há seis anos, em 2016. Em 2023, a data cairá numa segunda-feira, o que promoverá o esperado feriado prolongado.

A árvore de Natal é um dos principais símbolos dessa data comemorativa, e suas origens remontam a povos pagãos que enxergavam as árvores como um símbolo da fertilidade. A árvore de Natal é um dos símbolos natalinos mais tradicionais, e suas origens remontam a crenças pagãs.

As luzes de natal, ou pisca-pisca, são muito utilizadas durante as festividades de final de ano, para decorar a casa, e simbolizar o nascimento de Cristo.

Acredita-se que esta tradição foi lançada em 1419 pelos padeiros da cidade de Freiburg, na Alemanha. Eles começaram a decorar uma árvore todos os anos com lebkuchen, maçãs, frutas, nozes e frutas. Mas apenas no dia de Ano Novo as crianças podiam sacudir a árvore de Natal e comerem o que caia dela.

O Natal é uma comemoração que, na tradição cristã, celebra o nascimento de Jesus Cristo, mas que, para muitas pessoas, tem a cada dia perdido seu significado religioso. Comemorado na virada de 24 para 25 de dezembro, o Natal tem suas origens históricas associadas a comemorações pagãs realizadas por diversos povos.

2) Estrela de Natal: símbolo natalino representa o caminho de luz que guia a humanidade. Já a estrela que sempre aparece no topo das árvores de Natal tem sua origem na religião cristã. Ela representa a estrela de Belém que, de acordo com os cristãos, guiou os 3 reis magos até o local do nascimento de Jesus.

24 e dezembro: conclusão
Embora 24 de dezembro não seja um feriado, e sim um ponto facultativo, a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade. Em resumo, é neste marco celebra-se a Véspera de Natal, o Dia do Órfão e Dia de São Charbel.