Qual foi o primeiro instrumento popular no Brasil?

Perguntado por: ramorim . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

A princípio, o instrumento foi registrado pela primeira vez em nosso país no porto de Santos, no ano de 1739. Era bastante usado por escravos nos quilombos em momentos de festas é importante para a capoeira, visto que controla o ritmo da roda.

Violão

I – O Violão:
O queridinho do Brasil, da serenata dedilhada dedicada a um amor, ao puro som do MPB! No som Sertanejo tradicional no País, nos palcos ou em rodas de amigos, o violão é versátil e de fácil aprendizagem, sendo uma excelente porta de entrada no mundo da música.

Uma flauta de osso de pássaro descoberta em uma caverna da Alemanha foi entalhada há cerca de 35 mil anos e é o mais antigo instrumento musical artesanal já descoberto, dizem arqueólogos, oferecendo a mais nova evidência de que as primeiras populações humanas da Europa tinham uma cultura complexa e criativa.

Berimbau
A princípio, o instrumento foi registrado pela primeira vez em nosso país no porto de Santos, no ano de 1739. Era bastante usado por escravos nos quilombos em momentos de festas é importante para a capoeira, visto que controla o ritmo da roda.

A guitarra, o instrumento musical mais popular de todos os tempos, é o ícone mais duradouro da história. Desde o início, as pessoas, que viviam em pequenos grupos, cantavam e dançavam as suas próprias músicas e alguns estudiosos especulam, inclusive, que a música pode ter surgido antes da linguagem.

De acordo com os pesquisadores, ela foi criada pelos neandertais e foi feita com o osso da coxa esquerda de um jovem urso. O instrumento possui quatro orifícios perfurados que são usados para soprar os sons.

Partindo para um conceito mais moderno, a primeira música que foi gravada é a obra Au clair de la lune, música francesa de 1860. São apenas 10 segundos registrados de uma voz feminina captada em um aparelho chamado de fonoautógrafo.

Por volta de 3000 a.C. surgiu o Ábaco, antes o homem contava os objetos de cinco em cinco ou de dez em dez. O ábaco era composto de uma armação com vários fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes.

O piano

O piano é freqüentemente considerado o instrumento musical mais completo do mundo, e não é coincidência que muitos cantores e músicos profissionais tenham uma boa base no piano.

7 instrumentos musicais bem inusitados para você conhecer

  • Harmônica de Vidro. Esse instrumento não é tão desconhecido assim, mas pouco comum no mundo da música. ...
  • Berimbau de boca. Esse instrumento pode ser feito de metal ou de bambu. ...
  • Balalaika. ...
  • Teremim. ...
  • Kalimba. ...
  • Violoncelo da spalla. ...
  • Khaen.

Agora que você já sabe um pouco sobre música, veja quais são os instrumentos mais fáceis de aprender:

  • Ukulele. Se você quer aprender a tocar um instrumento fácil, o instrumento haviano, ukulele é perfeito. ...
  • Teclado. ...
  • Flauta doce. ...
  • Guitarra. ...
  • Percussão. ...
  • Cavaquinho. ...
  • Saxofone.

Quanto ao último instrumento musical criado, não existem dúvidas: é o futurista violino de 2 cordas piezoelétrico, do estúdio Monad.

O 'Guarnieri del Gesu' foi confeccionado na Itália há cerca de 300 anos. Instrumento é mais raro do que o conhecido 'Stradivarius'. Um violino de quase US$ 4 milhões, considerado o instrumento musical mais caro do mundo, foi tocado em público pela primeira vez, em 70 anos.

Na Idade da Pedra Lascada (quando o homem produzia objetos com pedra e madeira), surgiram os primeiros chocalhos e apitos, feitos com materiais retirados da natureza. Ossos, por exemplo, serviam como flautas e apitos. Os tambores também são muito antigos. Eram produzidos com bambu e pele de animais há 10 mil anos.

Ao aportar no Rio de Janeiro, em 1808, a Família Real portuguesa trouxe para o Brasil instrumentos musicais de origem europeia, como o clarinete, o violão, o bandolim e o cavaquinho, além das músicas de dança de salão praticadas na Europa, como a valsa, a mazurca, a modinha, o xote e a polca.

A história da música brasileira se inicia com os indígenas e os jesuítas. O encontro entre esses dois povos constituiu no começo da música popular brasileira. A evolução desses ritmos, como o cateretê ou o cantochão, evidencia-se ainda hoje, pois são tocados em festas populares.

Cavaco. Trazido junto dos portugueses, na colonização do Brasil, o cavaquinho, como é popularmente conhecido, é um dos instrumentos mais marcantes da cultura brasileira. Ficou muito conhecido com o gênero musical conhecido como “choro”, mas também está presente em outros ritmos, como o pagode e o samba.

O surdo é um tambor cilíndrico de grandes dimensões e som profundamente grave. O surdo é tipicamente feito de madeira ou metal e possui peles em ambos os lados. Este tipo de tambor baixo é tradicionalmente usado em escolas de samba, sendo que cada escola tem, em média, de 25 a 35 unidades na sua bateria.