Qual foi o primeiro presidente civil eleito no Brasil?

Perguntado por: rconceicao . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Você sabia que Piracicaba, ou melhor, um ilustre e antigo morador de nossa cidade tem uma ligação direta com a Proclamação da República do Brasil?

O pacto foi bem-sucedido, resultando na eleição indireta da chapa Tancredo–Sarney para presidente e vice-presidente da República, respectivamente.

A primeira eleição no Brasil aconteceu em 1532, em São Vicente, quando da instalação da Câmara por Martim Afonso de Sousa, comandante da expedição que fundou a primeira vila do país. Durante o período colonial as eleições se tornaram corriqueiras.

O primeiro, contra Getúlio Vargas, foi rejeitado pelo Plenário da, então, Câmara Federal. Já o seguinte, contra Fernando Collor, resultou em sua inelegibilidade e privação dos direitos políticos por oito anos. E o último, contra Dilma Rousseff, resultou em sua cassação sem perda de direitos políticos.

A posse de Castelo Branco ocorreu em 15 de abril de 1964, tendo permanecido na presidência até março de 1967. O presidente Castelo Branco iniciou o governo militar.

O cargo de vice-presidente do Brasil já foi ocupado por 26 pessoas diferentes, com o primeiro sendo Floriano Peixoto e o mais recente Geraldo Alckmin. Para ser vice-presidente é necessário ser brasileiro nato e ter no mínimo 35 anos de idade.

Observação: Foi o primeiro Presidente eleito pelo voto popular depois de 25 anos de regime de exceção. Seu curto período de Governo foi marcado por escândalos de corrupção o que levou a Câmara dos Deputados a autorizar a abertura do processo de Impeachment em 02.10.1992 e Collor foi afastado do poder.

No âmbito estadual, o poder executivo é desempenhado pelo governador. Este é sucedido, em seus impedimentos, pelo vice-governador, e assessorado por seus secretários estaduais. No âmbito municipal, o poder executivo é desempenhado pelo prefeito.

Getúlio Vargas, foi quem mais ficou no governo brasileiro.

Resposta. O primeiro presidente civil a tomar posse após a ditadura militar foi José Sarney porque o então presidente ,TANCREDO NEVES ficou doente e não pode assumir o governo ,para o qual foi eleito.

  • Juscelino Kubitschek.
  • Nereu Ramos.
  • Carlos Luz.
  • Café Filho.

O Regime militar brasileiro durou entre 1964 e 1985, época em que os presidentes que assumiram o comando do país eram militares generais, conservadores e autoritários. As Forças Armadas Brasileiras estavam envolvidas no processo, ou seja o Exército, a Marinha e a Aeronáutica.

O Governo Sarney, também chamado de Governo José Sarney (15 de março de 1985 - 15 de março de 1990) foi período da história política brasileira que corresponde à posse de José Ribamar Ferreira Araújo da Costa Sarney na Presidência da República até a sua sucessão por Fernando Collor.

Para votar, o cidadão deveria pertencer ao sexo masculino (excluía escravos e mulheres) e ter no mínimo 25 anos (essa idade mínima só não era válida no caso dos homens casados, clérigos, militares e bacharéis formados que podiam votar com 21 anos).

Em seu primeiro mandato, em 1997, foi aprovada emenda constitucional que permitia a reeleição em cargos eletivos do Executivo (presidente, governadores e prefeitos). No ano seguinte, Fernando Henrique foi o primeiro presidente reeleito do Brasil.

Tinham direito a voto todos os homens alfabetizados maiores de 21 anos. O poder dos Estados, as antigas províncias, foi significativamente ampliado com a introdução do princípio federalista.

Itamar Franco e Luz foram os que exerceram durante menos tempo em único ano, uma vez que Itamar tomou posse em 29 de dezembro de 1992, logo governando por apenas três dias naquele ano.

80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.