Qual fórmula da felicidade?

Perguntado por: lgentil . Última atualização: 5 de maio de 2023
3.9 / 5 6 votos

Além disso, pode incluir o planejamento da vida e a resposta que recebemos do ambiente, como apoio (ou falta dele).

De acordo com a pesquisa Global Happiness 2020 feita pela Ipsos, as fontes de maior felicidade entre os brasileiros são a saúde/bem-estar físico e sentimento de que a vida tem sentido.

Muitos cientistas sociais e psicólogos atribuem o sentimento de felicidade principalmente a dois elementos: o equilíbrio emocional e os níveis de satisfação. O primeiro diz respeito à quantidade de emoções e humores positivos vivenciados por uma pessoa.

O cérebro e a felicidade estão intimamente ligados por alguns hormônios, também conhecidos como “hormônios da felicidade”, como a serotonina, endorfina, dopamina e oxitocina. O papel deles é produzir alegria, prazer e bem-estar quando realizamos certas atividades.

Estado de satisfação que experimentamos pela posse, real ou em esperança, daquilo que amamos. A felicidade completa exclui as dores, as preocupações, o temor. Esta felicidade total não é deste mundo; é a que nos espera na posse de Deus pelo amor quando o veremos “face a face” na vida eterna.

Segundo o dicionário, felicidade é o estado de quem é feliz, um sentimento de bem-estar e contentamento. Os filósofos associam a felicidade com o prazer, com os sentimentos e emoções. Segundo Aristóteles, a felicidade seria o equilíbrio e harmonia, e a prática do bem.

Os pilares, corpo, mente e espírito, precisam ser fortalecidos diariamente para que possamos levar uma vida de qualidade, mas a forma com que eles são alicerçados depende do processo individual.

Enquanto alegria é um sentimento momentâneo de contentamento, felicidade é um estado de espírito constante construído por atitudes. Nem sempre o que nos causa alegria também trará felicidade a longo prazo. A busca por alegrias passageiras pode estar te distanciando de ser uma pessoa realmente feliz.

Relações pessoais são o fator mais importante que contribui universalmente para a felicidade. Pessoas com relações sociais fortes e amplas são mais felizes, saudáveis e vivem mais.

A verdadeira alegria não é um simples estado de espírito passageiro, nem algo que se alcança com os próprios esforços, mas é um dom, nasce do encontro com a Pessoa viva de Jesus, do fazer-lhe espaço em nós, do acolher o Espírito Santo que guia a nossa vida.

A resposta é simples, mas ainda longe de ser a realidade de todas elas: ter pleno acesso à saúde, educação, lazer, esporte, cuidados familiares e tudo mais o que lhes permitir se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade.

Endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina: como esses hormônios da felicidade podem transformar sua vida.

Ações que levam ao relaxamento, como ouvir música calma, praticar yoga, tomar banhos quentes e meditação induzem a liberação de ocitocina em nosso organismo. Então, com a leitura deste texto, você se informou sobre os principais pontos relacionados aos hormônios da alegria e a consequente ativação dos mesmos.

Quatro substâncias presentes no organismo estão diretamente ligadas à felicidade: os hormônios endorfina e oxitocina e os mediadores químicos serotonina e dopamina; quando liberadas pelo cérebro elas causam a sensação de bem-estar. Mas, você sabia que pode ativar estas substâncias para desfrutar de seus benefícios?

Jesus Cristo é “o caminho, e a verdade, e a vida”. Ninguém se achega à verdadeira felicidade, exceto por Ele.

Salmo 96 - Para aumentar a alegria de viver
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia. Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas. Porque grande é o Senhor, e digno de louvor, mais temível do que todos os deuses.

O caminho mais excelente para a felicidade é um caminho de amor — amor que tem preocupação, interesse e alguma medida de caridade por toda alma vivente. O amor é a rota direta para a felicidade que vai enriquecer e abençoar nossa vida e a vida de outras pessoas. “Ame o seu próximo como a si mesmo.”

Você é feliz? Como encontrar a felicidade dentro de si

  1. Reserve tempo para você ...
  2. Goste de si mesmo. ...
  3. Conecte-se com a natureza. ...
  4. Encontre a sua realidade. ...
  5. Resista a intimidações. ...
  6. Encontre a felicidade nos pequenos gestos. ...
  7. Invista em sua espiritualidade.

Em partes, a nossa felicidade é, sim, de nossa autorresponsabilidade. Ou seja, ela se baseia nas nossas escolhas de alimentação, sono, lazer, trabalho, dedicação ao desenvolvimento pessoal e outras escolhas que tomamos em prol de uma vida feliz. Porém, essa é apenas uma parte do todo e nós não temos controle de tudo.

Encontrar a felicidade é dever e não sorte, é merecimento, recompensa. Felicidade é poder contar com alguém, é poder ajudar alguém, mesmo que sua ajuda seja apenas por palavras, o que nos parece pouco, mas que pode fazer enorme bem a quem as recebe.