Qual fruta que não é cítrica?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Lista de frutas não ácidas

  • Banana.
  • Figo.
  • Mamão.
  • Tâmara.
  • Cana-de-açúcar.

Alguns alimentos podem piorar a gastrite e, por isso, devem ser evitados. Clariana cita, sobretudo, os alimentos ácidos. Dessa forma, sucos de laranja, limão, maracujá, abacaxi, acerola, café preto e chás escuros não são boas pedidas para o café da manhã de quem tem gastrite.

A fruta ainda possui grande quantidade de fibras, que regularizam o funcionamento do estômago e dos intestinos, combatendo os problemas de acidez e de gastrite, devido a uma alimentação irregular. Também possui propriedades que auxiliam a combater problemas no fígado, da bexiga, das vias respiratórias.

frutas: maçã, banana, pera, mamão e melão são as mais indicadas. Por isso, devem ser consumidas de duas a quatro frutas todos os dias; batata: reduz a acidez, azia, queimação e dor, diminuindo o processo inflamatório; gengibre: tem ação anti-inflamatória e bactericida, podendo atuar no controle de H.

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

Laranja, abacaxi, acerola…
Assim, o que caracteriza uma fruta cítrica é o sabor ácido. Ou seja, devido à concentração de ácidos cítricos, além da presença de vitamina C.

Maçã é bom para gastrite? Como dito acima, a maçã pode amenizar a azia, que é um dos sintomas da gastrite. Por isso, a longo prazo ela pode ser benéfica para quem tem gastrite, se combinada a uma dieta de PH equilibrado. Mas é importante lembrar que nenhum alimento, isoladamente, resolve problemas de saúde.

Assim como o leite, também acredita-se que tomar água ameniza a queimação, mas não existe nenhuma relação nisso. Há quem costume tomar muita água logo depois de comer para tentar evitar esses sintomas, mas, na verdade, esta atitude pode até piorar o quadro, prejudicando a digestão.

O chá de espinheira-santa é frequentemente recomendado como remédio caseiro para aliviar os sintomas da gastrite, como dor, náusea e azia. A melissa, também conhecida como erva-cidreira, é uma planta medicinal comumente utilizada para fins terapêuticos, incluindo para aliviar os sintomas da gastrite.

Laranja lima, banana, maçã, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

Amenizando o problema
Frutas não ácidas:maçã, pera, banana, goiaba. Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas,dão menos "trabalho" ao estômago.

Frutas cítricas: frutas como limão, laranja, tangerina e até o tomate, em geral, aumentam o teor de acidez do estômago. Evite consumir esses alimentos durante uma crise de gastrite e principalmente se estiver com o estômago vazio.

Como tratar da dor de estômago?

  1. Tomar remédios como antiácidos ou anti-inflamatórios, sob indicação médica;
  2. Evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes;
  3. Seguir uma dieta rica em vegetais, frutas, cereais integrais e carnes magras;
  4. Praticar algum tipo de atividade física.

Alimentos que podem piorar a gastrite, em geral, incluem pimentas, frituras e alimentos gordurosos e/ou muito condimentados, café, chás e refrigerantes com cafeína, balas e gomas de mascar, enlatados, molhos e condimentos, álcool, entre outros.

Visando aliviar os sintomas da Gastrite, é interessante ter uma alimentação leve e fácil. Além de incluir frutas como: Maçã, Banana, Melão e Melancia.

O suco de couve é uma boa opção para aliviar a queimação e outros sintomas de gastrite, porque contém glicosinolatos, vitamina C, betacarotenos e catequinas, compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias, ajudando na cicatrização e aliviando a dor de estômago.

Chá de hortelã
A planta tem a capacidade de minimizar a irritação estomacal, diminuir a sensação de inchaço, de indigestão e até a flatulência. Além disso, também tem um efeito calmante sobre o fígado, auxiliando ainda mais na digestão.

Chá de camomila, água de arroz e espinheira-santa são alguns exemplos de remédio para gastrite.

A uva é uma fruta muito popular e, com seu sabor doce e levemente azedo, costuma agradar até os mais criteriosos paladares. Ricas em fibras, elas possuem a capacidade de estimular nosso intestino e "acalmar" a mucosa do estômago, o que a torna um ótimo alimento para pessoas com gastrite.

Laranja, limão, abacaxi e kiwi são alimentos que devem ficar distantes de quem sofre gastrite. É que a acidez deles pode piorar a lesão gástrica e ocasionar ainda mais dor ao indivíduo. Portanto, evite ao máximo a ingestão destas frutas.

Geralmente as frutas cítricas (ácidas) mais comuns e que estão relacionadas com a piora dos sintomas do refluxo gastroesofágico são limão, laranja, abacaxi, tangerina, maracuja, caju, morango, lima, marmelo, pêssego, uva, jaboticaba, groselha, framboesa, cupuaçú, abiu, acerola, amora, ameixa.