Qual habilidade do 1º ano que trabalha rimas?

Perguntado por: einfante . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Identificar a forma gráfica das palavras que rimam. Considerar que qualquer palavra pode rimar com qualquer palavra. Considerar como rima o inícia das palavras e não só o final.

Habilidades desenvolvidas: Construir a relação fonema-grafema: a percepção de que as letras estão representando certos sons da fala. Perceber a sílaba em sua variedade como contexto fonológico desta representação.

A habilidade EF01LP09 consiste em: Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Produção de textos (EF01LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Explique à turma que rima é a repetição de sons parecidos no final das palavras e que isso traz ritmo e musicalidade ao texto. Peça aos estudantes que digam palavras que rimam conhecidas por eles – anote-as no quadro, em formato de lista.

Ajuda no desenvolvimento da escrita
Como já explicamos, a rima favorece a percepção dos diferentes sons. Essa é a base para o desenvolvimento de dois requisitos muito importantes para a capacidade de ler e escrever com fluência: a consciência fonológica e a consciência fonêmica.

HABILIDADES: (EF01LP10) NOMEAR AS LETRAS DO ALFABETO E RECITÁ-LO NA ORDEM DAS LETRAS (EF01LP04) DISTINGUIR AS LETRAS DO ALFABETO DE OUTROS SINAIS GRÁFICOS.

(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.
Segmentar oralmente palavras em sílabas, a fim de perceber essa característica de composição dos vocábulos e utilizá-las adequadamente nas reescritas coletivas, com a mediação do professor.

A habilidade EF01LP04 consiste em: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

Ligar as letras em ordem alfabética para formar uma figura. Utilizar a letra inicial de cada figura para descobrir a frase formada. Seguir as linhas colocando as letras na ordem certa para descobrir os nomes dos ... Completar as vogais que faltam nos nomes dos meios de transportes.

Habilidade: (EF01LP19-A) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, travalínguas, dentre outros, com entonação adequada e observando as rimas, em sala de aula e em apresentações públicas.

Atividades com a habilidade (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras. - Fonema e grafema. (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. - Palavras como unidades gráficas num texto.

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. (EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.

A habilidade EF01LP03 consiste em: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

A habilidade EF12LP15 consiste em: Identificar a forma de composição de slogans publicitários.

A habilidade EF01LP18 consiste em: Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

HABILIDADE: (EF15LP01) IDENTIFICAR A FUNÇÃO SOCIAL DE TEXTOS QUE CIRCULAM EM CAMPOS DA VIDA SOCIAL DOS QUAIS PARTICIPA COTIDIANAMENTE E NAS MÍDIAS IMPRESSAS, DE MASSA E DIGITAL, RECONHECENDO PARA QUE FORAM PRODUZIDOS, ONDE CIRCULAM ,QUEM OS PRODUZIU E A QUEM SE DESTINAM.

A habilidade EF01LP12 consiste em: Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.