Qual habilidade para trabalhar separação silábica?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

A habilidade EF03LP05 consiste em: Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Habilidades: (EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

EF03LP02: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

A habilidade EF02LP15 consiste em: Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.

A habilidade EF02LP11 consiste em: Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho.

A habilidade EF01LP11 consiste em: Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

Habilidade: EF01LP17 - Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a ...

(EF01LP15) Agrupar palavras pelo critério de aproximação de significado (sinonímia) e separar palavras pelo critério de oposição de significado (antonímia).

Atividades com a habilidade (EF02LP04) ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV,V,CVC,CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

EF02LP06: Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.

Habilidades: (EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

A habilidade EF03LP09 consiste em: Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos.

A habilidade EF03LP15 consiste em: Assistir, em vídeo digital, a programa de culinária infantil e, a partir dele, planejar e produzir receitas em áudio ou vídeo.

(EF03LP11) Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/ ...

8 planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP06 da BNCC

  1. • ...
  2. Bingo dos nomes. ...
  3. Pescaria dos nomes - identificando nomes próprios. ...
  4. Nomes próprios - sons iguais e diferentes. ...
  5. Oficina de escrita. ...
  6. Relacionando letras e sons a partir de manchetes de jornal. ...
  7. As letras nas manchetes de jornal. ...
  8. Organizando uma manchete.

(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/ ...

EF12LP07: Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.