Qual madeira não apodrece na água?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Ipê

Quando falamos em resistência à umidade, o Ipê é uma das principais referências, sem dúvidas. Além de ter uma excelente durabilidade, é uma madeira que resiste muito bem a mudanças climáticas hostis, como tempestades, por exemplo. Não é à toa que, na língua Tupi, Ipê quer dizer “casca dura”.

Até o momento, amostras de 11 espécies permanecem intactas e integram o grupo das madeiras tropicais mais duráveis: preciosa, muirapixuna, jataipeba, cumaru, maparajuba, louro-canela, abiurana, pau-santo, muiracatiara-rajada, angelim-vermelho e maçaranduba.

Pinus é uma madeira resistente à água? A madeira Pinus é um dos tipos de madeira mais versáteis que existem. Ela não é a mais indicada para áreas externas, mas certamente pode molhar madeira de Pinus. Principalmente se ela tiver o acabamento adequado.

O verniz protege a madeira contra os danos causados por diferentes agentes externos (umidade, maresia, raios UV, fungos, cupins, brocas) que danificam sua estrutura e reduzem sua durabilidade.

As melhores madeiras para deck de piscina são Ipê e Cumaru, nessa ordem.

Mas hoje já existe um MDF chamado de ultra, que tem o miolo verde e é mais resistente à água, e consegue suportar a umidade ou até molhar. É o mais usado para ambientes molhados.

As madeiras utilizadas são a caxeta e o cedro rosa, priorizando a qualidade do remo, deixando mais leve e resistente.

Portanto, é importante dar o acabamento adequado à todos os tipos de madeira, pois dessa forma é possível aumentar sua durabilidade. Um dos melhores e mais comuns acabamentos para madeira resistente à água é o verniz à base de óleo, pois garante maior impermeabilidade e maior durabilidade à madeira.

Qual melhor madeira para ficar no tempo? A madeira para ambientes externos deve ser mais resistente, assim como as madeiras maciças citadas acima. Algumas das mais usadas são o jatobá, ipê e cumaru.

optar por produtos com menos chances de propagar o mofo, como MDP e o MDF; deixar os móveis espaçados em pelo menos 5 cm da parede para o ar entrar.

Mogno, jacarandá e ipê são madeiras mais cobiçadas.

Por ser uma madeira clara, o pinus é mais suscetível ao ataque de cupins e fungos, como lembra Chiumento. Mas, se o mobiliário for bem selecionado e cuidado, pode ter vida útil de até 50 anos.

De maneira geral, o Pinus é menos resistente e sua qualidade costuma ser inferior, sendo assim, o pinho se faz uma opção mais interessante. Entretanto, é importante conversar com o fornecedor sobre o que ele considera pinho e pinus, pois até mesmo pessoas do ramo têm certa dificuldade em diferenciar os termos.

Mantenha o MDF longe da água
Apesar de existir um modelo de MDF específico para ambientes úmidos, nenhum tipo de MDF possui resistência à imersão em água, pois, quando isso acontece, o material estufa e esse processo é irreversível.