Qual matéria aprova mais na OAB?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

O gráfico extraído do Exame de Ordem em Números mostra que a matéria com maior aproveitamento é Direito Constitucional, seguida de Direito Civil e Direito Tributário.

Como escolher a área para a 2ª Fase: Mitos e estatísticas
Afirma-se que são áreas com menos peças, além de constituir uma disciplina que estamos habituados no dia a dia. Em Direito Civil os examinandos são desencorajados sob a alegação de que a matéria oferece um contingente amplo de assuntos e peças processuais.

A maior dificuldade na 2a fase da OAB é a elaboração da peça processual.

A primeira fase é a mais difícil e também a que reprova mais candidatos, exigindo conhecimento amplo e domínio das principais áreas do Direito.

70 pontos

70 pontos na primeira fase. Uma das maiores (ou a maior) pontuação desde que o exame foi unificado. Sem dúvidas, esse resultado foi um divisor de águas na minha vida.

Afinal, quanto tem que tirar na 2ª fase da OAB para ser aprovado? Quanto tem que tirar na 2ª fase da OAB? Para ser aprovado na segunda fase da OAB, é necessário alcançar 60% de aproveitamento (6 pontos).

É difícil passar no exame da OAB? Sim, passar na prova da OAB, como você já sabe, está longe de ser uma tarefa mamão com açúcar. De acordo com o estudo Exame de Ordem em Números, em 10 anos de prova — entre 2010 e 2019 — a FGV contabilizou um total de 61% de aprovação.

Penal é a área mais queridinha pelos candidatos da 2ª Fase do Exame de Ordem. Como pontos positivos, pode-se salientar que as peças são facilmente identificadas e os enunciados são bem elaborados e claros.

Muitos advogados têm dúvidas neste aspecto, já que o código de ética da OAB proíbe os profissionais de fazerem propaganda ou publicidade de seus escritórios. Isso significa que toda a forma tradicional de publicidade – isto é, panfletos, spots em rádio, outdoors, comerciais de televisão e afins – não são permitidos.

No topo da lista, aparece o advogado tributarista. O prestígio — e a alta remuneração — são perfeitamente explicáveis. Afinal, o profissional especializado nessa área orienta as empresas quanto ao pagamento correto de tributos, evitando multas e outras sanções que ela pode ter por não acertar as contas com o fisco.

O que faz com que determinada prova seja o Exame de Ordem mais difícil? O grau de dificuldade certamente é um requisito, e o desempenho estatístico comprova isso. Desde a unificação, o destaque fica com o IX Exame (16,67% de aprovação na 1a fase) e com o XXI Exame (17,09% de aprovação).

No Direito do Trabalho temos 4 peças mestras e a partir delas podemos elaborar diversas outras, quais sejam: Petição Inicial (Reclamação Trabalhista), Defesa (Contestação) Recurso.

ALGUMA MATÉRIA DA OAB? Respondendo de uma forma clara e imediata a. pergunta, pode zerar sim, pois a pontuação necessária. é 40 pontos sendo que a cada acerto por questão vale.

O melhor curso para a OAB: Prova da Ordem. O melhor curso para a OAB é o Prova da Ordem. Ele tem uma atuação direcionada e objetiva na 1a fase, com apostilas e plataforma de questões.