Qual medicamento pode substituir o Luftal?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Simeticona Prati-Donaduzzi Prati-Donaduzzi 75mg/mL, caixa com 200 frascos gotejadores com 10mL de emulsão de uso oral (embalagem hospitalar)

Luftal é indicado para pacientes com excesso de gases no aparelho digestivo. O acúmulo de gases no estômago e no intestino chama-se flatulência, que causa desconforto abdominal, aumento do volume abdominal, dor ou cólicas no abdômen. A eliminação dos gases alivia estes sintomas.

8 melhores remédios caseiros para excesso de gases

  • Chá de erva-doce. ...
  • Chá de hortelã-pimenta. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de erva-cidreira. ...
  • Chá de camomila. ...
  • Chá da raiz de angélica. ...
  • Chá de louro. ...
  • Exercício para eliminar os gases.

A dor/cólica causada pelo excesso de gases no estômago pode ser aliviada com o auxílio de medicações específicas para dores na barriga. O Buscopan da caixinha verde é uma alternativa para ajudar em quadros de dor leve e cólica na região e pode ser consumido por crianças acima de 6 anos e adultos.

O tratamento para os gases é feito principalmente mudando hábitos alimentares, consumindo maior quantidade de fibras e menos alimentos que fermentam no intestino, além de chás que trazem alívio para o desconforto de forma mais rápida. Também é possível eliminar o excesso de gases com medicamentos e orientação médica.

O Genérico do Luftal é receitado no tratamento de flatulência no aparelho digestivo. A Simeticona, princípio ativo do medicamento, atua no estômago e no intestino, aliviando a dor e inchaço causados pelos gases. O medicamento também é usado, sob prescrição, em pacientes antes de exames médicos.

Simeticona (Luftal) 40mg C/20 comprimidos (Genérico) - Prati-Donaduzzi.

Comprimido / Gotas
Não existem recomendações especiais sobre o uso de Luftal.

Dor pode estar acompanhada de rigidez e arrotos
As dores abdominais costumam surgir de repente e se manifestam como cólicas ou pontadas. A intensidade do sintoma varia de leve a moderada, mas podem ocorrer momentos de dor mais intensa.

Dentre as causas de dor abdominal temos os gases intestinais em excesso. Esse sintoma gastrointestinal, costuma a causar distensão abdominal, dor no abdome e estar associado a quadros de náuseas, flatulências, inchaço e eructação.

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

O Muvinlax, é um deles, que pode levar apenas de 3 a 6 horas para fazer efeito, promovendo alívio rápido e com menos tendência a efeitos colaterais como cólicas, inchaços e gases.

O chá verde e as infusões de hibisco, de hortelã e de gengibre possuem ação termogênica, colaboram para a digestão e são anti-inflamatórios. Para potencializar o efeito dessas bebidas, vale ainda acrescentar cravo e canela e beber assim que acordar ou antes de dormir.

Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais. MS 1.7817.0891. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.

Buscopan Composto: o princípio ativo do Buscopan da caixinha roxa é uma combinação de butilbrometo de escopolamina com Dipirona, ou seja, ele possui ação analgésica e antiespasmódica, ideal para combater dores intensas na barriga.

A diferença entre os dois produtos é que o Luftal Gotas Infantil, diferente do Luftal Gotas, não possui corante. A formulação dos dois produtos é a mesma: o mesmo princípio ativo (Simeticona) e também na mesma dosagem (75mg/mL), podendo ser usado tanto por adultos quanto por bebês e crianças.

O Luftal é um remédio à base de simeticona indicado para o alívio dos gases. Seu principal objetivo é aliviar problemas gastrointestinais decorrentes de excesso de gases, como desconforto abdominal, aumento de volume abdominal, dor ou cólicas no abdômen.