Qual número os zagueiros usam?

Perguntado por: ocavalcanti . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Os zagueiros normalmente usam as camisas 2 e 6 deixando a camisa 3 para o lateral-esquerdo e a 4 para o lateral-direito, seguindo modelo de distribuição numérica usado na Argentina.

Quarto-zagueiro é o jogador que ocupa a posição entre o zagueiro-central e o zagueiro-esquerdo (ou lateral-esquerdo).

A 22 de Lautaro Martínez, por exemplo. O atacante argentina é um dos candidatos a brilhar na Copa do Mundo do Catar. Recomenda-se respeito ao iluminado Federico Chiesa, talismã da Itália no título da Eurocopa.

Na temporada 2022/2023, 13 jogadores estão listados com a camisa 6: LeBron James, Alex Caruso, David Durke, Jalen McDaniels, Hamidou Diallo, Kenyon Martin Jr, Luca Vildoza, Jordan McLaughlin, Quentin Grimes, Jaylin Williams, Keon Johnson, Nickeil Alexander-Walker e Kristaps Porzingis.

O jogador Carlos Henrique Casemiro, mais conhecido como Casemiro, defende a seleção brasileira com a camisa 5, na posição de volante. Atualmente, ele atua pelo Manchester United, na Inglaterra.

O "7" é frequentemente associado a alas eficazes ou a segundo atacantes. O "9" costuma ser usado pelos centroavantes, que ocupam as posições ofensivas mais avançadas em campo e são, com frequência, os maiores goleadores da equipe.

Lucas Paquetá manteve a camisa 7, que tem usado já há algum tempo na seleção brasileira. Entre as mudanças está a camisa 11 dada a Raphinha.

O goleiro é o um, o lateral-direito o dois, a dupla de zaga no 3 e 4 e o lateral-esquerdo… o seis. O cinco na verdade é o primeiro volante, e o segundo (ou primeiro meia-de-criação) é o oito.

Um baixo centro de gravidade corporal é crucial para um zagueiro. Nesse sentido, flexione os joelhos, firme o tronco e deixe os braços ligeiramente afastados do corpo para poder se livrar dos braços dos adversários quando se aproximarem.

Como mencionamos acima, um bom zagueiro precisa desenvolver a capacidade de enxergar o campo por inteiro. Isso significa ficar de olho e saber onde os jogadores estão posicionados. Assim, conseguirá dizer se aos parceiros se tem algum oponente tentando dar o bote ou ainda se tem algum companheiro para receber o passe.

Eles eram jogadores que se posicionavam por trás dos zagueiros, sendo o atleta mais recuado da defesa.

Uma lista com outra numeração viralizou nas redes nesta terça-feira (8), e nela constava o atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal (Inglaterra) como novo dono da 24. A CBF garante que não houve mudança e que essa primeira lista é fake. A oficial é a publicada nas redes sociais da entidade, nesta quarta-feira (9).

O zagueiro Bremer será o primeiro jogador da seleção brasileira a utilizar o número 24 em uma competição oficial. Para o defensor da Juventus (ITA) o número não representa nada.

Enquanto a camisa 9, ficará com Gabriel Jesus. Gabigol, por sua vez, assume a camisa número 21.

Logo após Kaká deixar o Real Madrid, Toni Kroos herdou a camisa 8 – e segue no clube até hoje fazendo história com atuações incríveis. Nesse sentido, o jogador é conhecido pela sua elegância e pelos passes precisos. Na temporada 2021/22, teve média de 77 passes por partida, com uma taxa de 95% de acerto.

Brincadeiras a parte, tivemos no futebol um jogador a atuar com a camisa número 0. O atacante marroquino Hicham Zerouali, quando atuou pelo Aberdeen da Escócia, decidiu utilizar essa numeração para fazer trocadilho com seu sobrenome. Logo, a Scottish Premiership proibiu o uso do número.

Dentre os camisas 9 da nobre competição europeia, estão Lewandowski, Kane, Lukaku, Giroud, Gerard Moreno, André Silva, Belotti, Luuk de Jong, Seferovic, Szalai, Kramaric, Braithwaite, Sobolev, Bozenik, Karaman, Marcus Berg, Yaremchuk, Trajkovski, Dykes...