Qual o certo lobo mau ou lobo mal?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Você precisa saber o seguinte: mau é um adjetivo e mal é um advérbio. Isso significa que devemos escrever mau com "u" sempre que qualificar um substantivo: "mau pressentimento", "mau humor", "mau profissional", "lobo mau"...

Palavras homófonas:

  1. Lobo mau ou lobo mal são palavras classificadas como homófonas. "Mau" e "mal" tem a mesma pronúncia, porém a grafia e o significado diferem.
  2. Lobo mau - substituindo pelo antônimo ficaria: lobo bom;
  3. Lobo mal - substituindo pelo antônimo ficaria: lobo bem.

Foi mal ou foi mau? Foi mal é a forma correta da expressão muito usada como pedido de desculpa. Essa expressão popular foi mal é sinônimo de: desculpa, perdão, sinto muito e lamento.

Para não confundir os dois vocábulos, a dica é trocar pelo termo contrário (antônimo): Mal é o contrário de “bem” – Ex.: Ana estava passando mal./Ana estava passando bem. Mau é o contrário de “bom” – Ex.: O vilão do filme era mau./O herói do filme era bom.

Por outro lado, a palavra mal, escrita com a letra l significa o contrário de bem. A palavra mau, escrita com a vogal u, é gramaticalmente classificada como adjetivo, ou seja, ela atribui qualidade ou estado aos substantivos (pessoas ou coisas).

3 - Por que ele é confundido com o lobo-mau? R: Ele é confundido com o lobo mau devido a história infantil dos três porquinhos, onde há o personagem conhecido como “lobo mau”, que representa um lobo que faz maldades à três irmão porcos.

Os “lobos em pele de cordeiro” usam da falsa simpatia para conquistar as pessoas ao seu redor, unicamente para alcançar determinado objetivo egoísta. Esta frase se originou a partir de um trecho clássico do Novo Testamento da bíblia sagrada cristã.

O Lobo perde o pelo, mas não perde o vício.

Ele está sempre em algum lugar por perto, mas odeia encontro cara a cara. Prefere agir à noite, quando são menores as chances de ser pego em flagrante delito. No escuro, o lobo invade o território dos humanos e mata animais indefesos, como cordeiros e galinhas.

lo·bo |lô| 1. [ Zoologia ] Mamífero carnívoro (Canis lupus) da família dos canídeos, com pelagem cinzenta amarelada, que vive nas florestas da Europa, da Ásia e da América.

1 malvado, maldoso, maléfico, malévolo, maldito, cruel, perverso, desumano, vil, insensível, desalmado, impiedoso, inclemente, duro, frio, feroz, odioso, malevolente, molesto, pravo. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

7 acidente, adversidade, azar, calamidade, dano, desastre, desdita, desfortúnio, desgosto, desgraça, desgraceira, desventura, estrago, fatalidade, infelicidade, infortúnio, lástima, má sorte, maldição, mofina, perda, prejuízo, revés, tragédia, tribulação.

Mal

  1. Estou me sentindo mal essa manhã. (Estou me sentido bem essa manhã)
  2. Fui muito mal no exame final. (Fui muito bem no exame final)
  3. Felipe nasceu para fazer o mal. (Felipe nasceu para fazer o bem)

MAU vem do latim malus e é o contrário de BOM. Nesse caso, o termo exerce somente a função de adjetivo.

As duas formas estão corretas, mas mau é antônimo de bom e mal é antônimo de bem.

Resposta: Mau tempo! Explicação: Mal' tempo, no título, contém lapso porque 'tempo' é substantivo, e seu qualificativo deve ser o adjetivo 'mau', e não o advérbio 'mal'.

Nessa versão da história, o lobo se vestiu de vovozinha e tentou enganar a menina para se alimentar da carne dela. No final da história, Chapeuzinho e a sua avó conseguiram escapar das garras malvadas do lobo mau, as duas foram salvas por caçadores que conseguiram matar o lobo e a história acabou com um final feliz.

( 4 ) O lobo mau escondeu a vovó. ( 5 ) O lobo mau vestiu o pijama e deitou-se na cama da vovó. ( 6 ) Chapeuzinho Vermelho abriu a porta e foi até o quarto da vovó. ( 7 ) Chapeuzinho Vermelho se sentou na cama e achou estranho a vovó e lhe fez umas perguntas.

O contrário de "O lobo sempre mal" seria "O lobo sempre bem", ou seja, equilibrado, saudável, feliz.

Chapeuzinho Vermelho, O Lobo e os Sete Cabritinhos, Os Três Porquinhos e Pedro e o lobo são exemplos de histórias infantis que tem o lobo como o mau da história, que sempre mostra uma lição. E não apenas nos livros porque muitas dessas histórias foram reproduzidas no cinema, onde a figura do lobo continua presente.

Numa floresta em extinção vivia um lobo velho e vegetariano. Triste e solitário, vivenciava os limites do seu corpo, até que se viu frente a frente com um caçador. Sentiu na pele os arrepios e calafrios alucinantes dos tempos de outrora. Mas seu algoz, como ele, era velho e seus sentidos não mais farejavam a caça.