Qual o CID da depressão mais forte?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

O CID mais grave para depressão é o CID 10 – F33. 3 que se refere a um transtorno depressivo recorrente, isto é, em que já ocorreu pelo menos 3 episódios depressivos e o atual cenário é de um episódio grave com sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações).

Depressão (CID 10 – F33) é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.

Transtorno depressivo recorrente (F33)

O CID mais grave para depressão é o CID 10 – F33. 3 que se refere a um transtorno depressivo recorrente, isto é, em que já ocorreu pelo menos 3 episódios depressivos e o atual cenário é de um episódio grave com sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações).

F41.2 Transtorno misto de ansiedade e depressão
Quando os sintomas ansiosos e depressivos estão presentes simultaneamente com uma intensidade suficiente para justificar diagnósticos isolados, os dois diagnósticos devem ser anotados e não se faz um diagnóstico de transtorno misto ansioso e depressivo.

Como Se Comportar numa Perícia Médica Judicial?

  1. Comporte-se naturalmente. ...
  2. Algumas pessoas pensam que perícia médica é um interrogatório, mas na verdade é exatamente o contrário. ...
  3. Seja educado com o perito. ...
  4. Explique seus problemas com suas palavras. ...
  5. Responda o que foi perguntado. ...
  6. Nunca trapaceie sobre seus sintomas.

CID F32: o que significa?

  • 0: Episódio depressivo leve.
  • 1: Episódio depressivo moderado.
  • 2: Episódio depressivo grave sem sintomas psicóticos.
  • 3: Episódio depressivo grave com sintomas psicóticos.
  • 8: Outros episódios depressivos.
  • 9: Episódio depressivo não especificado.

CID F41: o que significa? O CID F41 – Outros transtornos ansiosos é caracterizado por crises de ansiedade que não são provocadas por uma situação específica, segundo definição do DATASUS.

F32.3 Episódio depressivo grave com sintomas psicóticos
2) mas acompanhado de alucinações, idéias delirantes, de uma lentidão psicomotora ou de estupor de uma gravidade tal que todas as atividades sociais normais tornam-se impossíveis; pode existir o risco de morrer por suicídio, de desidratação ou de desnutrição.

F60.6 Personalidade ansiosa [esquiva]
Transtorno da personalidade caracterizado por sentimento de tensão e de apreensão, insegurança e inferioridade.

A depressão maior é o tipo de depressão mais popular e também conhecida como depressão clássica ou depressão unipolar. É bastante comum - cerca de 12 milhões de brasileiros sofreram pelo menos um episódio depressivo maior.

Muitas pessoas não sabem, mas quem é diagnosticado com algum transtorno mental poderá ter direito a vários benefícios previdenciários. Isso porque transtornos mentais podem incapacitar os segurados para as atividades ou até diminuir suas capacidades de trabalho.

Por exemplo: se o trabalhador está com um problema psiquiátrico, e em razão deste problema ele não consegue trabalhar, não adianta levar no dia da perícia um exame de raio-x. Neste exemplo, o ideal seria o trabalhador solicitar junto ao seu médico psiquiatra uma cópia do prontuário para levar no dia da perícia.

A depressão pode causar ainda dores de cabeça, dores corporais crônicas e dores que podem não responder à medicação. Às vezes, também é um efeito de certas doenças neurológicas, como Alzheimer, epilepsia e esclerose múltipla.

R11 - Náusea e vômitos.

F41 – Outros Transtornos Ansiosos.

CID 10 F41. 8 Outros transtornos ansiosos especificados – Doenças CID-10.