Qual o CID para adenomiose?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos
Adenomiose
CID-9617.0
CID-11171294592
OMIM600458
DiseasesDB250

N85 - Outros transtornos não-inflamatórios do útero, exceto do colo do útero - Conclínica.

A adenomiose difusa ocorre quando há diversas rupturas da zona juncional e os adenomiomas atingem diversas regiões do miométrio, aumentando o volume uterino. Essa é a forma mais grave da doença. Em ambos os casos, as lesões causadas pela adenomiose podem atingir diferentes profundidades do miométrio.

O tratamento cirúrgico para casos de CID D25 conta com duas alternativas: Histerectomia: é o tratamento definitivo, recomendado para mulheres com prole completa e múltiplos miomas, podendo ser realizado por via abdominal ou vaginal – no segundo caso, podendo haver assistência laparoscópica.

O CID R10 – dor abdominal e pélvica – engloba desconfortos de natureza multifatorial. Por isso, tem ampla diversidade nas condutas médicas. Dores abdominais podem indicar problemas em órgãos como: Estômago.

A categoria N832 refere-se a outros cistos ovarianos e os não especificados e faz parte do grupo entre N80 e N98 e do Capítulo XIV do livro CID 10.

9: Gastroenterite e colite não infecciosas, não especificadas.

E34 - Outros transtornos endócrinos.

Neoplasia maligna da laringe (C32)

Infelizmente a portadora de endometriose não possui direito à aposentadoria por invalidez, uma vez que o entendimento do INSS é que a endometriose não torna inválida a portadora de endometriose por existir a possibilidade de cirurgia, que quando bem realizada por equipe multidisciplinar, torna a doença mais amena, ...

Dor pode ser um sintoma também muito vago mas existem alguns aspectos que são importantes para o médico fechar diagnóstico. Adenomiose pode causar sangramento menstrual intenso ou prolongado, às vezes com coágulos, cólicas fortes e dor durante a relação sexual.

Dentre os principais sintomas da adenomiose, temos as cólicas menstruais, sensação de pressão e inchaço na parte inferior do abdome no período menstrual, frequentemente sangramentos menstruais irregulares e, nos casos mais graves, hemorragias.

Fazer repouso por um tempo que depende da técnica empregada, variando de 10-15 dias (laparoscopia, robótica ou vaginal) a 30-60 dias (abdominal);

Uma histerectomia por via vaginal devida a prolapso requer um período de recuperação de cerca de 6 semanas.

D25 - Leiomioma do útero.

Verificada a CID Z76. 5, a empresa pode optar por desligar o funcionário por justa causa. Existem sentenças recentes da Justiça do Trabalho que mantiveram a razão do empregador nesse tipo de decisão.

R53 - Mal estar, fadiga.